Descubra-se

5 pontos importantes para nossas vidas que não nos ensinam.

Nossas vidas são cercadas de crenças, coisas que acreditamos que nem sempre correspondem à verdade, e independente se são boas ou ruins, muitas advêm de fatores externos e sem termos consciência, acabam influenciando diretamente na nossa percepção do que é importante para nós. Por causa disso, algumas delas podem vir a nos afastar de vários benefícios simplesmente por não termos sido ensinados que há um “outro lado” e que existem certos pontos que são importantes focarmos para termos uma vida melhor.

Já vi muitos casos no caminho que percorri até aqui e também falo por experiência própria. Muitas vezes somos ensinados e nos deixamos influenciar, seja pela família, ambiente, escola ou a sociedade em geral, ao ponto de pôr de lado coisas que deveriam ter mais o nosso foco, mesmo tendo vários benefícios, para dar atenção a outros que não dão tanto retorno positivo e em muitos casos mostram-se até fúteis. Por falta as vezes de conhecimento, ficamos repetindo esse tipo de comportamento e não nos questionamos sobre ele.

Questione-se: Será que estou dando atenção para o que realmente é importante?

Temos a responsabilidade por nossas escolhas e temos o poder de mudar nossa direção, quando percebemos isso aumentamos nossa capacidade de visão e de aprendizado, mas muitas vezes temos que aprender na prática, com a experiência e levando muita “porrada”. Quanto de desgaste reduziríamos se aprendêssemos desde muito novos a por exemplo, ter mais educação financeira, a ir atrás dos nossos sonhos, a ter consciência do nosso lugar e do que queremos?

São diversos pontos que poderíamos mudar em nosso ensino, mas até lá e como nunca é tarde para aprendermos e mudarmos, caso você já não tenha feito isso, separei cinco pontos que deveríamos dar mais importância para ajudá-lo a refletir. Veja se fazem sentido para você, pois por experiência, infelizmente, não nos ensinam e as vezes pregam até o contrário.

1. A importância de descobrirmos mais sobre nós mesmos

Passamos muito tempo de nossas vidas tentando conhecer outras pessoas, saber sobre a vida delas, saber o que querem e o que pensam de nós, mas e nós mesmos? Sabemos quem somos e o que queremos?

Se for até o espelho agora, olhar seu reflexo e perguntar – Quem é você? – Saberá a resposta?

Saber qual é o seu propósito, seus gostos, seu valor, seus talentos, suas limitações e como vencê-las, e etc, pode te dar uma enorme vantagem na sua vida pessoal e profissional, fazendo-o lidar melhor com situações e vencendo obstáculos que muitas vezes são impostos por você mesmo.

2. A importância de sabermos administrar melhor nossas emoções

Talvez até já tenha ouvido falar algo sobre esse ponto, mas quem já chegou a você alguma vez e disse que isso era importante e que é possível? Hoje temos mais acesso ao aprendizado e por isso está em suas mãos.

Quando estamos preparados para lidar e administrar melhor as nossas emoções podemos evitar muitos problemas, imagine quantos relacionamentos continuariam? Quantas brigas e discussões seriam evitadas, seja no âmbito pessoal ou profissional?

Passamos muito tempo sem saber que podemos fazer isso e viramos reféns do que sentimos e pensamos.

3. A importância de irmos atrás dos nossos sonhos

Muitos dizem que ir atrás dos seus sonhos é besteira ou até bobagem. Por que será?

Talvez por ninguém ter ensinado que isso é importante ou por terem ouvido muito essa afirmação e agora só estejam repetindo sem pensar. Temos muitas pressões e dificuldades, uns com maiores condições e outros com menos, mas será que não é possível trabalhar, planejar e ir atrás do que se quer?

É possível sim, claro, pode demandar tempo, conhecimento, esforço e ajuda (pois nunca estamos sozinhos em nossas vidas), mas como disse Nelson Mandela:

Algo só é impossível até que seja feito por alguém.

Os sonhos nos motivam a seguir em frente e podem ser trabalhados para virarem objetivos e metas, dando mais sentido à sua caminhada.

 

Existem muitas dúvidas sobre relacionamentos, sobre o amor e as verdades sobre essa palavra. O que encaixa no conhecimento, se quiser saber mais leia o texto: Amor: O lixo e as verdades por detrás da palavra.

 

4. A importância de termos educação financeira

Algo que é necessário e que deveria ser ensinado nas escolas. Por mais que precisemos do dinheiro, que nosso mundo seja movido de certa forma por ele e que tenhamos certa consciência que tê-lo pode nos proporcionar uma vida melhor, acabamos criando uma relação meio conturbada e ruim com ele. As vezes gastamos demais, não temos controle, ficamos endividados até aparentar que nossa conta bancária tem um buraco de escoamento. Identificou-se?

Se aprendêssemos desde jovens a trabalhar com investimentos, a planejar, a gastar com o que realmente precisamos, não passaríamos tanto aperto e teriamo condições melhores e mais poder aquisitivo para eventuais realizações.

5. A importância de investirmos em nós mesmos

Esse ponto esbarra em todos os outros. Aprendemos e carregamos de alguma forma que é mais importante investirmos, seja tempo ou dinheiro, em bens materiais, em prazeres rápidos, em outras pessoas e acabamos deixando de lado o investimento que mais traria retorno positivo para nós, o feito em nós mesmos.
Ter esse conhecimento é a chave para tudo, se não está satisfeito com algo em sua vida, invista para melhorar e corra atrás, não ache que ter um tempo para você e para desenvolver-se é algo desnecessário. Todo o investimento em você irá deixá-lo mais preparado e com mais força para alcançar suas metas.

 

Bom… Esses foram só alguns pontos de vários que existem. Independente de qualquer coisa, nunca deixe de questionar-se sobre a real importância do que o cerca e não deixe de buscar conhecimento para abrir mais a sua mente e coração para novas ideias e novas formas de aprender. Não deixe que ditem o que é importante para você e guie-se pelo grau de retorno positivo que suas escolhas trarão para a sua vida.

O que achou do texto? Dê a sua opinião? Grande Abraço!

Acesse e siga o  nosso perfil do facebook e no instagram, para acompanhar novidades e não esqueça de ler nossos outros textos feitos com todo o carinho para você aqui.

Leonardo – Sócio / Idealizador e gestor da Honoss, Consultor e Coach pessoal, profissional e de liderança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *