Qualidade de Vida

7 pontos importantes para você melhorar sua Qualidade de Vida.

Nossa sociedade está se tornando cada vez mais ansiosa, estressada e deprimida, com isso, tendemos a não dar mais atenção a algo muito valioso, a nossa qualidade de vida.

Aos poucos as pessoas estão adoecendo por causa dessa falta de cuidado com a qualidade das suas próprias vidas, não falo só de forma física, mas emocional e psicológica também.

Nossa rotina apressada com muitas tarefas e o pouco tempo para realizá-las; o excesso de informação, que na maior parte das vezes é de má qualidade e sem filtros; a pressão por padrões impostos por nós mesmos, pela indústria e a propaganda; o preconceito e a solidão, são só alguns dos pontos que contribuem para isso.

Não vou definir o que é qualidade de vida, pois é algo muito relativo, mas existem alguns pontos que necessitamos prestar atenção, conforme estudos realizados por vários profissionais da área da psicologia como: Augusto Cury com a inteligência multifocal e o Martin Seligman com a Psicologia Positiva e a teoria do Bem Estar.

Então vamos lá, vou separar alguns:

1. Gerir Emoções e Pensamentos: Você pode ler esse item e pensar: “Falar é fácil”. Bom, não vou mentir e dizer que é fácil, mas existem teorias e práticas para se alcançar esse patamar, só digo que, com treinamento é possível se tornar melhor nisso. Não podemos controlar nenhum dos dois e é mais fácil você se lembrar e buscar pensamentos que estão vinculados a fortes emoções, sejam elas positivas ou negativas, mas criticar seus próprios pensamentos, se aquilo é algo benéfico para você, é um passo importante para chegar a isso, não deixando que emoções o controlem. A ansiedade e a depressão podem ser consequências desse descontrole.

2. Ser autor da própria história: Talvez já tenha ouvido essa frase ou a explicação a seguir, mas saiba que é a mais pura verdade e te ajudará bastante. Nossa vida é um teatro com suas cadeiras de espectadores e em seu palco há uma peça acontecendo enquanto muitas pessoas estão assistindo, se o tema for sua vida, você está aonde? Na frente atuando e escrevendo ou na plateia assistindo?

Ser autor é estar à frente, claro que na vida acontecem muitas situações que não podemos prever ou controlar e faz parte da qualidade de vida estarmos cientes sobre isso, mas podemos tomar as rédeas do que estiver a nosso alcance.

Grande parte das coisas que acontecem conosco são por causa das nossas escolhas, por deixarmos elas nas mãos de outras pessoas e de outros fatores externos, assim destruindo nossa iniciativa

3. Contemplar o belo: Pensar que isso é algo bobo é exatamente uma razão para não alcançar a qualidade que se deseja. Fazer isso é algo muito simples e gratificante, por causa da correria e preocupação do dia a dia, paramos de reparar nas coisas belas que nos cercam e nas coisas boas que existem em nossas vidas, mesmo que tudo pareça ruim, elas estão lá, nós que deixamos de enxergar. Olhe para o céu por alguns segundos e respire fundo, a quanto tempo não faz isso? E a noite então? Olhe a lua. Ouça uma música bonita, sinta a água em sua pele, olhe as ondas e sinta a textura daquele sofá da sua sala, olhe as pessoas que você ama. Tudo tem sua beleza e se reparar bem, você pode aproveitar cada segundo.

Quer saber mais como podemos enxergar o belo e o que é? Veja mais no artigo: “Verdades Sobre Enxergar o Belo: Observe os Detalhes.”

Qualidade de vida
Qualidade de vida

4. Sono reparador: O sono é algo muito importante por ser o momento que nosso organismo usa para descansar e se recuperar, nem vou falar de horas de sono, existem muitas opiniões diferentes, muitos dizem ser oito horas, outros dizem que na verdade tem que ser a quantidade suficiente para se sentir descansado. O importante mesmo, é a qualidade e existem várias técnicas de relaxamento para ajudar a ter um sono melhor.

5. Ser Empreendedor: Eu, como um empreendedor, confesso que essa palavra parece um tanto desgastada e conheço pessoas que só de ouvir já sentem um certo arrepio por parecer estar ligada muito a negócios, mas o empreendedorismo não está ligado só a isso, ser empreendedor é um conjunto de características e/ou habilidades que podem nos ajudar muito em nossas vidas, então a questão é ser empreendedor em sua vida.

Empreendedor é ser resiliente, saber lidar o melhor possível com perdas e frustrações, sonhar e correr atrás para torná-los realidade, criar oportunidades e não ficar esperando elas acontecerem sempre usando a “ação”, dentre outros.

6. Construir relações saudáveis: As relações contribuem muito para nossa qualidade de vida, seja o tipo que for, por isso precisamos daquelas que não nos fazem mal e que não sugam nossas energias. Tudo é questão de escolha, gerenciar cobranças suas com relação a você mesmo e ao outro, pois não podemos exigir mais do que é possível para as duas partes. Pontos importantes para isso são a arte de saber ouvir e dialogar.

7. Sentido e Propósito: São pontos necessários em nossa vida e não existe uma receita de bolo ou uma forma correta. Você pode ter um sonho grande? Pode. Pode ter vários? Sim.

Pode ter um propósito ou ter um diferente todos os dias? Os dois estão certos.

O melhor é você saber o que quer e gostar do que está fazendo, isso o ajudará a ter mais engajamento e conquistar o que deseja. Tudo começa com o autoconhecimento, saber quem somos e quais são nossos valores e paixões.

Bom, como disse, existem muitos pontos que tangem nossa Qualidade de Vida, esses foram só alguns que eu pretendo destrinchar em outros textos. Preste atenção em sua qualidade de vida e no que está sentindo, o seu próprio corpo avisará quando ela não estiver bem.

 

Viva e busque sempre os seus sonhos.

Conheça mais sobre a Honoss e nossa oficina aqui e em nossa fanpage!

Leonardo Cruz – Leader, Professional e Personal Coach