Descubra-se

Entendendo o mundo – Como aumentar a capacidade de aprender

Aprender a ouvir, falar e sentir

Entendemos o mundo através dos sentidos que temos no corpo, são eles: audição, visão, olfato, paladar e tato. Porém, o que talvez você não sabia é que cada um de nós temos um sentido um pouco mais apurado. Saber como usar esses sentidos ajuda na capacidade de aprender ainda mais rápido, e claro, também se comunicar melhor.

Na PNL – Programação Neurolinguística, falamos sobre os canais ou sistemas representacionais. Tudo começou com um estudo desenvolvido por John Grinder e Richard Bandler. O estudo tinha o objetivo de entender como duas pessoas com as mesmas habilidades e oportunidades atingiam resultados diferentes. Isso em qualquer aspecto, seja profissional, pessoal ou mesmo no mundo dos negócios.

Por que algumas pessoas alcançam o seu sucesso e outras não?

A partir desse estudo foi possível compreender um pouco mais sobre a estrutura de experiências subjetivas do ser humano. E claro, como ela pode ser modificada.

Já falamos um pouco sobre essas experiências subjetivas nos artigos:

Aumentar a capacidade de aprender

Antes de falar sobre os canais ou sistemas representacionais é importante falarmos sobre a capacidade de aprender. 

Você certamente já viu um amigo que estuda ouvindo músicas, ou desenhando alguma coisa. E por vezes, gostaria de aprender a estudar fazendo estes desenhos, mas por algum motivo não consegue. O motivo por não conseguir estudar ou aprender como ele é que os seus canais representacionais são diferentes.

neurolinguística explica que os sistemas representacionais são responsáveis pela codificação do que ocorre no mundo externo por meio dos canais visual, auditivo e cinestésico (tátil, olfativo e gustativo). Assim, nossa comunicação interna e externa é feita com base em nossos sentidos.

 

Os sistemas agem como sensores da realidade. O mais importante nesse artigo é entender que estes sistemas ajudam você no significado de uma experiência. Quanto mais significado alguma coisa tem pra você, mas fácil de lembrar.

Ou seja, você pode aumentar agora mesmo a sua capacidade de aprendizado.

TESTE – CANAIS REPRESENTACIONAIS

Você pode acessar outros testes na página de materiais do site.

Saiba um pouco mais sobre estes canais:

Auditivo Digital

A pessoa que tem esse canal mais desenvolvido é aquela que ouve e entende. Essa pessoa geralmente faz muitas perguntas e precisa de muitas informações para tomar uma decisão. Pessoas com essas características estudam as ideias para descobrir se faz ou não sentido, elas estão constantemente em diálogo interno.

Auditivo

Ouve muito. Essa pessoa tem fortes tendências a ser um bom ouvinte, gosta de escutar as pessoas. Com isso, pode apresentar um vocabulário extenso, mas se expressa com objetividade e gesticula muito. Estas pessoas aprendem a partir do que escutam.

Visual

O mundo é uma tela, pintada com inúmeras cores. Uma pessoa visual utiliza da visão para conseguir informações do mundo, identificando as coisas por meio de imagens. Essas pessoas possuem uma memória fotográfica (não como nos filmes) e geralmente demoram a repetir instruções faladas.

Cinestésico

Gosta de tocar nas coisas. O cinestésico gosta de contato físico, gosta de abraços apertados, danças e sentir. Mas, não pense que seria apenas o toque, essa pessoa tem uma sensibilidade muito grande para cheiros e sabores. A melhor forma de aprender é criar um significação com o toque, talvez o ato de anotar ou mesmo diagramar.

O que isso ajuda?

A pessoa que sabe lidar com seus próprios sentidos e com o do outro, possui uma grande vantagem numa negociação. E acredite, você está negociando a todo momento, se não com os outros, consigo mesmo.

Imagine por exemplo que você está vendendo um livro para uma pessoa visual. Se você falar a “língua” dessa pessoa, descrevendo em detalhes visuais; além de mostrar o livro, a venda se torna mais fácil do que apenas falar um resumo do livro.

Todos nós somos diferentes, entendemos o mundo de maneira diferente também. O autoconhecimento é o primeiro passo para se tornar uma pessoa de suceso; e, também um grande passo para aprender a lidar com as pessoas.

Aprendendo a lidar com o seu canal representacional, pode ter alguns benefícios como:

  • Construção de hábitos melhores, ligados à sua comunicação externa e interna;
  • Clareza e assertividade nas decisões tomadas;
  • Melhorar significativamente suas relações interpessoais;
  • Maior capacidade de negociar e influenciar pessoas;
  • Maior domínio do seu próprio comportamento.

Espero que tenha gostado do assunto abordado, se tiver alguma sugestão ou mesmo crítica, deixe o seu comentário abaixo.

Wagner Souza – Co-Idealizador do projeto Honoss.

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências para ressignificar vidas e negócios.Participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!