Questione

BatePapo / Vídeo #3 – E aí? O Coach não presta?

Hoje em dia ouvimos falar muito sobre o que é coaching e o que o profissional Coach faz. E então? Você sabe? Infelizmente, por causa da grande entrada de profissionais no mercado e a falta de informação, muitas pessoas deixam-se levar por ideias e informações erradas sobre (alguém disse fake news?!), o que acaba atrapalhando na imagem do profissional. Claro, sempre existem aqueles que não contribuem com a imagem do todo, como em qualquer profissão, mas e os bons profissionais? Eles existem, são muitos e podem te ajudar!

Neste terceiro vídeo, Leo e Wagner conversam um pouco sobre esse tema, pontuando o que o profissional faz, falando um pouco como está a visão dele hoje em dia e discutindo a pergunta: -E aí? O Coach Presta? Veja o vídeo e o resumo e ideias adicionais logo abaixo!

 

Aonde você está?

Você pode ser uma pessoa que já tem os seus objetivos bem definidos, em alguma área da sua vida, mas não sabe muito bem o que fazer e como fazer para alcançá-los. Você também pode ser alguém que nem tem esses objetivos definidos, está meio perdido, mas no fundo sabe que tem algo que te incomoda, que está faltando e tem aquele sentimento que tira seu sono. Alguma mudança com relação a isso precisa ser feita, independente do âmbito da sua vida, talvez seja hora de ressignificar, planejar e realizar.

Muitos profissionais.

Existem diversos profissionais que podem ajudá-lo no decorrer da sua vida, mas atente-se as diferenças entre eles, pois existem os mentores, consultores, psicólogos, conselheiros, dentre outros (explicamos de forma mais detalhada no vídeo). E como escolher o melhor? E onde entra o Coach?

É importante que você informe-se sobre o que cada um trabalha e o que se encaixa melhor na sua realidade, por exemplo, existe muita comparação e dúvidas quanto ao psicólogo e o coach, mas existe uma distinção entre os dois e não necessariamente se fizer atendimento com um irá descartar o outro, os dois podem trabalhar de forma paralela com você. Pois o psicólogo irá trabalhar traumas do passado ou alguns desequilíbrios psicológicos e emocionais mais “enraizados”, enquanto o coach irá identificar seu estado atual e o fará olhar para frente, para o seu propósito, objetivos e conquistas.

Coach / Coaching.

Coaching é o processo e o Coach é o profissional, e a palavra no inglês significa treinador, pois ele é o profissional que vai fazer você dar o seu melhor,  fazendo, através de conceitos, ferramentas e técnicas, você ir além e definir e alcançar os seus objetivos. E claro, existem outros pontos, pois o caminho da nossa vida é complexo e podem ter pedras que nos impedem, então ele vai entender o seu mundo, olhá-lo pelo seu ponto de vista para ver o que o atrapalha e junto com você começar um processo de ressignificar e tirar essas pedras do seu caminho antes de começar a dar os primeiros passos.

E o coach presta?

E esse profissional que ultimamente é tão comentado, e para falar a verdade, às vezes de forma tão pejorativa? Já te falo que isso é comum em qualquer profissão. O Coaching é relativamente recente em nosso país e, como o esperado, em um certo momento deu um boom de profissionais formados, como em qualquer outra área. Quantas vezes já viu o mercado de medicina, advocacia, administração, dentre outras, saturado? Bom… Diversas vezes.

Mas o que mais atrapalha mesmo, além da grande entrada, é a falta de informação, tanto das pessoas que se formam como das pessoas que procuram e comentam sobre esse trabalho. Muitas pessoas acreditam em informações falsas e ideias erradas, não pesquisam e julgam, mas deveriam primeiro procurar sobre e buscar depoimentos de pessoas que já fizeram a diferença por causa desse trabalho. É claro, sempre haverá profissionais que não levarão o seu trabalho tão a sério, e em um boom, o número disso aumenta, mas existem diversas pessoas sérias no mercado e que desejam fazer o seu trabalho com excelência e zelo, por isso procure indicações, procure conhecer os profissionais antes de entrar em algum processo e faça acontecer na sua vida!

Muitas vezes temos um certo tabu com relação ao desenvolvimento pessoal, pois não nos ensinam que isso é importante, ao contrário, dizem que isso é besteira, mas se todos buscassem isso, com certeza o nosso mundo seria muito melhor hoje.

O Coach presta sim e vai ajudá-lo a fazer o seu melhor!

Conhece a Honoss?

Nós somos um grupo que existe para auxiliar as pessoas a saírem do mais do mesmo, serem mais empreendedoras em suas vidas, ressignificarem o que precisam e mudarem elas mesmas e suas vidas para que possam mudar o mundo ao redor delas.

Utilizamos metodologias próprias e diferentes, baseadas em pilares como: Coaching; Programação Neurolinguística; Filosofia; Hipnose Ericksoriana Estratégia e Negócios; Gestão; dentre outros. Tudo com muita reflexão, prática, diversão e criatividade!

Quer fazer algo diferente? Conheça mais as nossas oficinas clicando aqui e quem somos aqui.

Conheça nossas redes sociais e siga-nos: Facebook, Instagram e Youtube.

Grande Abraço e até a próxima!

 

Dê foco ao que é mais importante em sua vida e leia também o nosso texto: Siga o fluxo da vida e não deixe a preocupação te dominar

 

Leonardo Cruz – Eterna criança! Co-criador da Honoss; Empreendedor; Coach de Liderança, vida e carreira; Programador em Pnl; Gestor de Projetos e entusiasta da Filosofia.