Sonhos & Objetivos

Como aprender o que aprendemos? Conheça a fórmula!

Hey! Aqui é o Charles e você já se perguntou como você aprende as coisas? Já se perguntou como é o processo de aprendizagem? A principio pode parecer muito simples e você pode responder que é apenas a “repetição” ou que simplesmente “quando me dei conta já conseguia fazer”, mas esse processo vai além disso. Esse texto pode lhe ajudar a conseguir novos hábitos e quem sabe aprender coisas novas, já que ao final dele você terá o conhecimento do processo. Então vamos lá!

“Uma forma de aprender é dominar conscientemente pequenos segmentos de comportamento e reuni-los em segmentos cada vez maiores, de modo a torna-los habituais e inconscientes” Joseph O’Connor e John Seymour

Esse é um processo de quatro estágios que eu chamo de “II, IC, CC e CI” (Fica melhor para memorizar) e para te ajudar eu vou usar um exemplo bem simples para detalhar cada um, mas poderíamos escolher qualquer exemplo, que seria aprender a dirigir.

Em determinado momento da sua vida, provavelmente antes dos 18 anos, você nem imaginava que algum dia teria que aprender a dirigir e esse é o estágio numero um. Segundo Joseph O’Connor e John Seymour no livro Introdução a Programação Neurolinguística “Algo é inconsciente quando não está presente na percepção atual”. Esse primeiro estágio é chamado de “Incompetência inconsciente” (II), ou seja, você não sabe dirigir e não sabe que não sabe, por isso é inconsciente.

Vamos supor que assim que você completar 18 anos seu pai lhe dá um carro de presente. Muito bom, não? Claro que sim, mas antes de sair por ai com seu novo “possante”, você precisa tirar a carteira de habilitação. Nesse momento entramos na segunda etapa da aprendizagem, a “Incompetência consciente” (IC). Você sabe que precisa aprender a dirigir, mas não faz a mínima ideia do que fazer atrás do volante.

“A repetição é a mãe de todas as habilidades” Tony Robbins

Na sequencia você entra numa escola de formação de condutores e o instrutor começa a lhe ensinar a dirigir. Para chegar ao estágio 3, será preciso muita repetição. No inicio você deixará o carro “morrer”, vai se esquecer de passar a marcha, não olhará para os lados, freará bruscamente, entre outras ações que deixará o seu instrutor nada amigável. Aos poucos você começará a acertar mais e automaticamente irá corrigir os erros. Agora chegamos no terceiro estágio da aprendizagem, a “Competência consciente” (CC). Durante vários dias de aula, você treinou e finalmente aprendeu a dirigir. Mas ainda não é o suficiente, ás vezes você ainda poderá deixar o carro “morrer” ou se esquecer de olhar para os lados quando acionar a seta. Além disso, não será possível fazer outras atividades enquanto dirige, como conversar com a pessoa no banco do carona ou olhar para um prédio distante. Isso por que o aprendizado ainda está recente, então você precisará de mais atenção ao dirigir.

Enfim, agora que você já pode dirigir seu próprio carro e começa a sair constantemente com ele, você chegará no quarto estágio, a “Competência inconsciente” (CI). Foi criado um hábito, você dirige como se soubesse fazer isso a muito tempo, tanto que poderá fazer as atividades que eu citei anteriormente em paralelo sem problema. A habilidade de dirigir tornou-se inconsciente.

É possível usar esse conhecimento para aprender qualquer habilidade, seja no seu trabalho, aprendendo coisas difíceis que seu chefe lhe passa; nos seus estudos, para aprender uma nova matéria na faculdade; socialmente e até mesmo hobbies.

O que você quer aprender? “Para viver a vida que desejamos precisamos saber o que desejamos” Joseph O’Connor e John Seymour

Tudo que você precisa é ficar atento à flexibilidade para criar novos hábitos e a repetição. Se você quer aprender inglês, foque nisso e insista, repita as palavras, escreve-as, ouça-as, converse em inglês com pessoas que dominem a língua. Se quiser ser bom socialmente, converse com as pessoas, de um bom dia para a atendente da academia, para o padeiro, para o porteiro, se permita conversar com aquela pessoa que você vê todo dia, mas nunca trocou uma palavra. Quer aprender a jogar futebol? Vá até a quadra e treine constantemente, chute várias vezes a bola, tente o drible, dê vários passes. Se desejar ter um corpo bonito e esbelto, não deixe para começar a dieta na segunda-feira, comece agora! Persista! Não desista no primeiro fracasso, continue tentando até chegar ao ultimo estágio.

Quer saber mais sobre escolhas? Leia também: Escolha – Quer ter sucesso? Seu futuro depende dessa escolha!

Por fim, deixo aqui mais uma sugestão, fazer poucas ações é melhor do que não fazer nada. Se permita aprender novas habilidades. Aproveite o inicio de 2018 e não perca tempo, comece aos poucos, desfrute de cada estagio. Ao final do ano, quantas coisas novas você terá aprendido? Não seja seu próprio vilão, pense nisso.

Gostou e quer mais? Acesse e siga o  nosso perfil do facebook e no instagram.

Charles Machado – Social Media e Practitioner em Pnl

One thought on “Como aprender o que aprendemos? Conheça a fórmula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *