Ressignifique

Contribuição Social – Roteiro de viagem 2018 #6

Contribuição social

Geralmente em nossas oficinas, o tema contribuição social fica um pouco dúbio e muitas pessoas, pelos seus próprios conceitos ficam imaginando que seria algo como doar alimentos, agasalhos ou mesmo dinheiro. A contribuição social vai além disso, vou te ajudar a expandir os seus conceitos sobre o tema, entender a importância e vamos juntos avaliar essa área da sua vida.

Por favor não entenda que você deve, necessariamente, fazer nada ou seguir tudo o que falamos. É muito importante e até essencial que você entenda que cada pessoa é única e tem suas próprias experiências e significados. Entenda como vai levar esse conhecimento para a sua vida e como fazer isso da melhor maneira possível, se for o caso.

Quando você conversa com um amigo sobre algum assunto que ele não domina, é uma contribuição. Quando você doa um pouco do seu tempo para uma pessoa que necessita é uma contribuição. 

Muitas pessoas hoje em dia estão carentes de afeto, de uma palavra amiga ou mesmo de uma atenção. 

Esse tema está na categoria Profissão, mas você pode estendê-lo para qualquer área da sua vida. 

O que fazemos em vida, ecoa na eternidade – Gladiador

Essa frase, além de se ser muito forte e impactante, causa em mim um significado gigantesco. Penso sempre sobre as coisas que fiz no dia, se foram coisas que eu considero ser boas e qual é o impacto das minhas ações no futuro. 

contribuição

Não mudamos ninguém, mas podemos promover experiências que as pessoas tomam por si só o seu significado. Imagine por exemplo uma criança que ao chegar na escola é bem acolhida pelo seu professor e pelo seus colegas, o significado que ela vai dar a essa experiência com certeza será bastante positivo, causando nela um envolvimento genuíno com a escola, possibilitando um aprendizado melhor.

Agora, imagine o contrário, se essa criança tiver uma péssima recepção e que sua experiência de primeiro dia seja horrível, com certeza não vai ter uma aceitação legal do que for passado.

Contribuição social é tudo de bom que você pode promover para o crescimento da sociedade. Na minha opinião essa definição é mais válida do que a ideia de que você precisa doar algo, ou mesmo contribuir com uma ONG.

Existem alguns conceitos também interessantes sobre a gratidão que você tem ao fazer algo pelo próximo, pois o seu sistema límbico se comunica com o seu corpo jogando bombas de neurotransmissores que proporcionam o bem estar e uma profunda gratidão pelo bem que está fazendo. Se tiver o interesse em saber mais a respeito, acesse o link: Como produzir bem estar e felicidade com o Sistema límbico

Agora que temos alguns conceitos formados sobre o que seria essa área na sua vida, vamos tentar avaliar?


Para trabalhar toda a Roda da Vida, acesse: Como avaliar e mudar a sua vida – Roteiro de viagem 2018

Como estamos com a nossa roda da vida em mãos, chegou o momento de pensar um pouco mais em nossas ações. Tente imaginar, rebuscar, os momentos mais importantes que viveu nessa área de sua vida. 

Não se preocupe com o tempo que vai demorar nesse exercício, apenas seja sincero consigo mesmo e depois dê uma nota de 0 a 10, marcando no exercício da melhor maneira que achar. 

É importante que você crie atividades ou tarefas que auxiliem na manutenção da note que está hoje, no aumento ou mesmo na redução. Claro, tudo isso você deve fazer de acordo com o que achar interessante para os seus objetivos.

Qualquer dúvida, por favor nos chame nos comentários abaixo. Estaremos prontos para te ajudar.

Wagner Souza – Sócio / Idealizador e gestor da Honoss, Consultor e Coach pessoal, profissional e de liderança

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências sobre descobertas, estratégias e crescimento e participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!