Sucesso & Felicidade

Equilíbrio Emocional – Roteiro de viagem 2018 #3

inteligência emocional

Opa, aqui é o Wagner e neste mês vamos falar de Equilíbrio/Inteligência Emocional.

Então, lembra-se daquele dia em que brigou com um amigo ou familiar, mas depois se arrependeu? Será que você estava realmente com a razão, ou faltou um pouquinho de equilíbrio emocional?

É fato que a área emocional que tratamos na nossa Roda da Vida é validada pelo equilíbrio entre todos os outros pilares, aliás, convido você, ao final do ano de 2018, revisitar todos os posts dessa jornada para que possamos juntos entender o todo, eles estarão com os links de cada área atualizados neste post.

O pilar emocional pode ser definido muitas vezes pela maneira como você acorda pela manhã e pelo entusiasmo e alegria que você tem ao se deparar com a vida e os desafios diários.

Essa área da nossa Roda da Vida é avaliada também pelo nível de ansiedade, angústia e depressão. Sua falta de controle emocional também é refletida por atitudes extremadas e destrutivas. Como por exemplo, uma pessoa que te fecha no trânsito. Como você reage a isso? Seja sincero(a).

“Todo aprendizado tem uma base emocional”. Platão.

Estamos sujeitos a inúmeras situações que podem nos ocorrer durante o dia, no trabalho, talvez no escritório, na faculdade ou mesmo no trânsito. E sim, é muito comum acontecer de ser fechado no trânsito por alguém que está correndo, mas, já pensou se essa pessoa que está correndo pode estar passando por um problema naquele momento? Talvez levando a mãe para o hospital depois de uma parada cardíaca, ou numa hipótese menos mórbida, talvez esteja levando a esposa pra ganhar o seu tão esperado filho.

A grande questão é que muitas pessoas não param pra pensar a respeito e as reações mais comuns que vejo hoje em dia, são pessoas que metem a mão na buzina; fecham o outro carro em resposta; mostram gestos obscenos e xingam, além de várias proezas que conseguem fazer e que podem atrapalhar a vida de muitas pessoas, talvez causando um acidente por essa atitude.

O fato é que passou, se o cara te fechou mas não aconteceu nada, ainda bem que está tudo bem! Siga o seu caminho em paz, não é necessário se chatear ou se enfurecer por aquilo, não vai adiantar nada.

Mas, falo aqui sobre o trânsito apenas por lembrar de uma reportagem que vi recentemente em BH. Um motorista se irritou com o outro e saíram dos seus carros para discutir e brigar, trocando socos e pontapés no meio da rua. Isso não faz o menor sentido. Além de não trazer nenhum benefício para nenhum dos dois. Não estão pensando nisso, apenas suas emoções estão falando, não suas razões ou a sua inteligência emocional.

“Não existe correlação entre QI e empatia emocional. Eles são controlados por diferentes partes do cérebro”. Daniel Goleman.

Inteligência emocional é entender o momento, criando empatia com o outro pra entender a situação, contexto e o que está acontecendo de verdade, para só então você tomar uma atitude. É você tomar consciência do momento.

Muitas pessoas se deixam abater pelas situações do dia a dia, seja pelo trânsito, uma discussão no escritório, uma palavra que recebeu e ativou um gatilho de estresse – todos nós temos palavras que ativam lembranças que alteram nosso estado emocional de alguma maneira.

Mas, é importante que você entenda que está dando poder a outra pessoa para te controlar, manipular ou mesmo te tirar do sério naquele momento. Não deixe isso acontecer, mantenha a sua energia sempre positiva, um sorriso no rosto e a graça de viver. Pense na pessoa que você é, as infinitas possibilidades que você tem, todos os seus sonhos e desejos.

“Quem não compreende um olhar, tampouco entenderá uma longa explicação”. Provérbio Árabe.

A vida é uma sequência de passos, nos primeiros passos você pode estar um pouco inseguro, e dar esse passo de uma maneira trêmula ou desajeitada, mas à medida que for dando novos passos vai aprender a ter mais firmeza.

Pare pra pensar, no começo de um novo emprego, no início de uma nova matéria na escola, na primeira vez que falou em público. Tudo, no começo você não tem tanta confiança, você vai aprendendo a ter confiança. Mas por quê estou falando isso? Porque talvez você tenha pensado: falar é fácil, no momento que é difícil se controlar.

“A confiança, como a arte, nunca tem todas as respostas, mas está aberta a todas as perguntas”. Earl Gray Stevens.

A medida que você for se conscientizando dos seus gatilhos, na próxima vez vai ser mais fácil de se controlar, é só colocar um objetivo em mente. Se você está estudando para um novo futuro, onde você seja uma pessoa mais dona de si, esse é um dos passos que precisa dar.

Na Honoss, já tivemos alguns clientes, aspirantes a líderes em grandes empresas, que eram excelente oradores, explicavam muito bem suas opiniões, mas no momento em que eram criticados duramente, simplesmente não conseguiam escutar a crítica e perdiam a razão com os seus superiores.

Você acha que essa pessoa vai conseguir o tão sonhado cargo de liderança dessa forma? Essas empresas estão querendo pessoas que não apenas tenham técnicas de liderança, mas que tenham inteligência emocional para lidar com as mais diversas situações de estresse durante o dia.

Eu não sei o que está procurando pôr em prática no seu futuro, quais são os seus objetivos ou como tem caminhado em direção a eles hoje. Mas posso dizer com certeza que vai depender da sua inteligência emocional para conquistar esse futuro.

Agora, pensando sobre a sua inteligência emocional, olhe para a sua Roda da Vida e preencha a parte de Equilíbrio Emocional. De 0 a 10, quanto você está feliz com essa área na da sua vida?

Pense em três atitudes que você poderia tomar para tornar essa parte da sua vida melhor neste ano.

Então, vamos aos estudos!!


Para trabalhar toda a Roda da Vida, acesse: Como avaliar e mudar a sua vida – Roteiro de viagem 2018

Obs.: Deixe suas dúvidas e seus comentários abaixo. Ajudam muito na produção de um conteúdo mais rico e relevante pra você.

Acesse e siga o  nosso perfil do facebook e no instagram, para acompanhar novidades e não esqueça de ler nossos outros textos feitos com todo o carinho para você aqui.

Wagner Souza – Sócio / Idealizador e gestor da Honoss, Consultor e Coach pessoal, profissional e de liderança