Questione

Inovação é a nova chave do sucesso

inovação

Contexto

Em uma nova realidade, nosso mundo está em constantes mudanças, considerado pelo sociólogo Zygmunt Bauman de ‘’Líquido’’ a necessidade de inovação é extremamente importante tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

A explicação para essa volatilidade advém do início da democratização da tecnológica ocorrida no século XIX, visto que, modificou a rapidez das informações e dos modos de produção e assim transformaram o jeito de adaptação ao mercado e sociedade, antes patriarcal e monopolizadora e agora ganhando força aos movimentos de minorias como lgbt´s e feministas, os quais põem em pratica ideias de liberdade e de direitos humanos.

Além disso, a propaganda e a mídia que fazem parte de grande parte da formação do indivíduo social, estão em grande quantidade nesses espaços, então, para vender em maior quantidade precisam sair do comum e agir cada vez com mais audácia para o convencimento dos internautas.

Em função dessa análise, as empresas, que estão sujeitas ao mercado, não devem pensar somente em qualidade de serviço, mas na diferenciação de seus produtos para com os outros competidores, adquirindo o que é chamado de vantagem competitiva, porém isso é um grande desafio, pois o desconhecido causa medo e insegurança, dessa forma prendendo as pessoas para o conforto.

  • Grandes empresas, como a Apple, necessitam de inovações constantes para que prendam seus consumidores. Para que isso ocorra, fazem lançamentos anuais de atualização de seus produtos, fazendo que os antigos se tornem obsoletos e necessitem de trocas para que acompanhe a modernidade.

 “Inove-se e depois reinvente-se” – Charles Bukowski

Na sua vida

Mediante tal lógica, muitas pessoas, para tentar resolver essa questão, não analisam o que é de maior importância para solução do problema que é  reinventar-se  e conduzir ações mais conscientes construídas através da inclusão das emoções ao raciocínio. A sociedade está sobrepondo a razão aos sentimentos ao apresentar a nova lógica de consumo e as ideias arraigadas do movimento iluminista, o qual foi de grande importância para retirar o homem da alienação, mas o afastou do sentimentalismo.

A questão é que por meio da inteligência emocional pode ser adquirido características essenciais para a vida pessoal e profissional como a capacidade de gerir bem os relacionamentos, incentivo pessoal de funcionários e engajamento. Por outro lado, visto que a população não tem o devido conhecimento dessa metodologia, leva a tomarem condutas impulsivas que não são construtivas gerando um efeito de bola de praia. Podendo gerar graves doenças:

  • Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, diz OMS
  • Depressão afeta 5,8% da população

Vale ressaltar a questão da angústia retratada na teoria do filósofo Sartre na corrente existencialista, a qual é responsável por trazer o conflito interno, aquela sensação de vazio que não permite o incentivo para criação de novos hábitos para à reinvenção de si, assim refletindo nas ações dentro do mercado profissional.

Como fazer isso?

Com a finalidade de resolver essas confusões existenciais, deve se entender e se reinventar sempre, pois, como dito acima tudo está em constante mudança. Muitos caminhos a serem seguidos e poucas escolhas que não mostram previamente as consequências, trazem aquelas frustrações cotidianas e a cobrança pessoal de uma vida bem-sucedida e feliz, dessa forma, a inovação é uma ótima oportunidade para juntar várias ideias e criar novas aspirações para si, o que traz uma grande motivação para continuar.

Para auxiliar nisso você pode contar com os workshops, cursos e programas oferecidos pela nossa empresa a HONOSS. Uma nova visão a realidade do mundo com profissionais qualificados. REALIZE OS SEUS SONHOS!