Qualidade de Vida

Liberte-se do passado e do futuro e viva o AGORA!

Liberte-se agora

Hey! Aqui é o Charles e eu gostaria de fazer você refletir sobre uma coisa agora. Quantas vezes hoje você se lembrou de coisas do passado, seja algo de errado que você fez a si mesmo ou a outra pessoa, algo que você esqueceu que era importante, um compromisso, ou até uma piada que te fez sorrir na hora? Além disso, quantas vezes você pensou no futuro? Seja pensando no que você irá comer no almoço de amanhã, no happy hour da sexta-feira, ou no trabalho da faculdade para entregar na próxima semana.

“O que consideramos como passado é um traço da memória, armazenado na mente, de um Agora anterior. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o Agora” Eckhart Tolle

Não estou dizendo que pensar no passado e no futuro não seja importante. Segundo Eckhart Tolle no livro O Poder do Agora “Você alguma vez vivenciou, realizou, pensou ou sentiu alguma coisa fora do Agora?”. Essa citação é exatamente aonde eu quero chegar.

O passado define quem somos. Só temos hoje nossas opiniões, crenças, filtros e convicções graças ao que vivemos experienciamos no passado. Mas ainda assim isso tudo foi definido por muito momento que foi o presente.

O mesmo acontece com o futuro. É importante planejar o futuro, pensar nos compromissos que terá, nas contas que virão, justamente para não esquecer. Mas o futuro ainda vai se tornar o presente, aliás, quando pensamos no futuro, estamos fazendo isso no “agora”. Você pode até definir um objetivo futuro, mas ele só se realizará se você trabalhar nele no presente.

A principal questão é que perdemos muito tempo nesse ciclo de pensamentos no passado e no futuro. Às vezes nos pegamos andando distraídos, pensando na “morte da bezerra”, levando nossa mente para outro lugar e esquecemos ou deixamos de lado o que está acontecendo ao nosso redor nesse exato momento.

Com certeza aconteceu com você ou com alguém que você conhece, de perder alguma oportunidade por ficar pensando nas qualidades, nos defeitos e nos desafios. Perdeu a chance com uma paquera por pensar que o outro não estaria afim ou que você não teria chance. Que não deveria fazer algo por que “achou” que iria chover. Deixou de aproveitar um momento bom por que ficou matutando coisas do passado e do futuro, enquanto todas as outras pessoas estavam curtindo o momento.

Isso acontece muito, acontece o tempo todo. Mas como parar com isso?

“Por que o Agora é a coisa mais importante que existe? Primeiramente, por que é a única coisa. É tudo que existe. O eterno presente é o espaço dentro do qual se desenvolve toda a nossa vida, o único fator que permanece constante. A vida é agora.” Eckhart Tolle

Primeiramente devemos prestar atenção na nossa mente, nos nossos pensamentos. Existe uma vasta diferença entre pensar e ter pensamentos. Não vou buscar no dicionário a diferença entre essas duas palavras por que é bem fácil de singularizar.

Pensar é a ação e ter pensamentos é inconsciente. É evidente que temos mais pensamentos do que paramos para pensar, mas os dois são considerados ilusões quando trazem algo do passado ou algo que irá acontecer no futuro. Portanto devemos nos libertar disso para podermos entrar no presente.

Mas isso não é o suficiente. O segundo passo é ter consciência do momento. O autor discorre no livro que muitas pessoas procuram atividades que envolvem risco de vida para viver o agora. Atividades como escaladas de montanhas, corridas de automóvel, asa-delta e etc.

“Em situações em que a nossa vida está ameaçada pode ocorrer naturalmente essa mudança na consciência do tempo para o momento presente”. Eckhart Tolle

No entanto você não precisa correr risco de vida para viver o agora. Experimente por um momento ter consciência do presente, se libertar de sua mente e dos seus pensamentos e perceber tudo a sua volta. Olhe as pessoas, converse com elas, preste atenção nelas, pergunte, questione, sorria, faça expressões sinceras, viva o momento.

Se estiver fazendo algo diferente, aproveite e diverta-se!

Vivendo o presente, aqui e agora

Com o tempo, treinando o consciente, você vai conseguir controlar sua mente e não deixará pensamentos do passado e do futuro te afetar e te controlar. Simplesmente eles virão e você saberá o que fazer.

Não sei qual religião você segue ou se segue alguma, mas viver intensamente o agora irá te ajudar em todas as áreas: física, financeira, relacionamentos e inclusive espiritual.

“Desde a antiguidade, mestres espirituais de todas as tradições apontam o Agora como a chave para a dimensão espiritual” Eckhart Tolle

Por isso, liberte-se do passado e do futuro. Como eu disse anteriormente, eles são importantes, mas o agora é ainda mais. Liberte-se também do tempo, ele também é importante, mas vamos nos concentrar no momento presente, por que é a coisa mais importante que existe.

Gostou e quer mais? Acesse e siga o  nosso perfil do facebook e no instagram.

Charles Machado – Social Media e Estudante de Pnl