Ressignifique

Mude! A importância de ressignificar e planejar novos passos

Existem diversos motivos que podem gerar uma necessidade de mudança em nossas vidas e às vezes não percebemos, mesmo eles estando bem na nossa cara, mas é possível identificá-los, pois geralmente reconhecemos que existe algo faltando, sentimos algum tipo de vazio ou até mesmo um certo incômodo, em alguns isso pode gerar um grande sentimento de inquietude, ansiedade, stress ou até mesmo algo que possa vir a tornar-se uma depressão.  Então é hora de ressignificar e traçar novos passos para o seu caminho.

Ressignificar de acordo com o dicionário é atribuir um novo significado a algo; dar um sentido diferente a alguma coisa ou experiência. É possível detalhar e aprofundar isso de várias formas, mas podemos dizer que em seu cerne é um ato de mudança, é mudar a forma de ver experiências para que elas não te angustiem mais e não exerçam influências ruins a ponto de refrear atitudes e convicções positivas que poderiam vir a ser tomadas por você. Seguindo essa ideia é bom também esclarecermos que a definição da palavra significar é dar um sentido, ou falar que algo quer dizer.

Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim. – Mahatma Gandhi

O nosso caminho é construído a partir das nossas próprias escolhas, nossas atitudes e da nossa autorresponsabilidade, mas infelizmente muitos deixam essa construção nas mãos de fatores externos, de influências da sociedade, das pessoas próximas e de verdades que não são delas, mas que acabam assumindo para suas próprias vidas. Com isso, os passos dados podem ao invés de trazer felicidade e satisfação, trazer infelicidade e o sentimento de estar perdido e sem opções, junto com outros desequilíbrios emocionais como os que citei anteriormente.

Ressignificar os passos é dar outro sentido ao que já foi realizado, as experiências vividas e ao que hoje pode estar atrapalhando o seu caminho e ficar aberto ao novo. É não ficar parado, preso em um ciclo de mesmice ou rotina, pois por diversas vezes vi algumas pessoas, umas até que já foram nossos clientes, presos em arrependimentos ou coisas do passado que as assombravam, é preciso deixar isso para trás. Ressignificar é dar um novo rumo e libertar a pessoa para seguir em frente.  Muitas vezes esses desequilíbrios emocionais são justamente uma forma do corpo avisar que algo está errado, que você precisa dessa mudança na sua vida e que do jeito que está não é o certo para você.

É preciso, para isso, um trabalho voltado para o autoconhecimento, o descobrir mais sobre si, pois se formos fazer um paralelo, como um soldado conseguiria lutar contra algo se ele não sabe o que é direito, ele pode até sentir, mas não identifica o que e de onde vem? Você não resolve aquilo que não consegue identificar. Outro ponto também importante é trabalhar o poder do questionamento, por isso nós da Honoss estudamos e somos entusiastas da filosofia, pois ela tem essa raiz. Para chegar a alguma resposta e ver se existe algo de errado, você precisa primeiro questionar se o seu caminho está certo, se era isso mesmo que deveria estar fazendo e/ou realizando neste exato momento.

Por último, o conhecimento é determinante nesse processo, ele vem com a busca de técnicas e meios de você ressignificar o que precisa. Não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda e de investir, seja tempo ou dinheiro em você, às vezes é melhor dar um passo para trás, ou pelo menos achar isso já que nesse caso você só irá ganhar, para depois dar dois, três e muitos para frente.

Alguém que ressignifica, limpa seu caminho ou dá significado para o que é e o que faz, já tem grande possibilidades de estar mais forte  e mais preparado para pensar em seus sonhos e planejar os seus novos passos de acordo com a mudança realizada.

O segredo da mudança é concentrar toda a sua energia, não na luta contra o velho, mas na construção do novo. Sócrates.

Tudo isso é uma jornada que você sempre irá percorrer e o importante é trabalhar para ser sempre o seu próprio caminho. Não necessariamente para ressignificar e planejar novos passos você precisa passar por todos esses pontos ou sofrer desses problemas, mas eles são importantes, mesmo para pessoas que só desejam melhorar o desempenho ou o que já tem para saírem da estagnação.

 

Quer aprender a Ressignificar os seus passos e estar mais próximo dos seus sonhos ? Seja um louco junto com a gente e leia: 5 motivos para você participar da oficina Seja o Seu Caminho

 

Ressignificar seus passos dará um poder de estar a frente e ter mais controle do que você tem, do que você é e como fará os seus próximos passos, um novo rumo ao que você quer e o que precisa para a sua vida.

Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook e Instagram, e conheça mais sobre nossa oficinas!

Leonardo Cruz – Cientista do Comportamento Humano: Coach de Liderança, pessoal e profissional; Gestor de Projetos e Negócios; Programador em Pnl;  Empreendedor e entusiasta da Filosofia