Questione

Neymar Jr – Inteligência emocional na copa do mundo 2018

Neymar Jr.

O quanto as críticas dos outros te abalam, ou melhor, o quanto você acredita? Neymar, o camisa 10 da Seleçao Brasileira de Futebol parece ter percebido essa interferência nos seus resultados. Neymar pode ter limitado os comentários no seu instagram para evitar críticas dos seguidores durante os jogos da Copa do Mundo 2018.

Inteligência emocional

Um conceito criado pelo PH.D Daniel Goleman. Inteligência emocional é um conceito relacionado a chamada “inteligência social”.

Ao contrário do que muitos pensam. O termo Inteligência emocional não se refere a uma pessoa que tem controle sobre suas emoções, sendo um “buda”, por exemplo. Um “indivíduo”¹ emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Se quer saber mais sobre inteligências, não deixe de ler: Inteligência: vamos aprender mais

Essa capacidade de entender suas emoções, garante ao indivíduo a possibilidade de desenvolver técnicas e métodos preventivos.

No mundo dos negócios, esse é um tema cada vez mais discutido. A habilidade de lidar com pessoas é de extrema importância para criar e desenvolver um negócio.

“Se você não entende as pessoas, você não entenderá os negócios.” – Simon Sinek

Seja em qual área estiver, você pode desenvolver sua liderança para com os outros. Independente da sua posição hierárquica. Mas, não pense que inteligência emocional é apenas para negócios. Você, como filho, de acordo com as suas posições e ideais, pode ser um exemplo de líder, por exemplo. Assim, como um excelente namorado(a), amigo(a) etc.

Desenvolva sua inteligência emocional, que vai desenvolver a habilidade de lidar com pessoas, começando com você mesmo.

Neymar na copa do mundo 2018

neymar

“Tudo o que acontece é tão normal e já esperado como a rosa na primavera ou o fruto no verão; isto é verdade para a doença, para a morte, para a calúnia, para a intriga e para todas as outras coisas que deliciam ou incomodam os tolos.” – Imperador e filósofo romano, Marco Aurélio (121-180)

Neymar, apenas entendeu que as críticas o abalam, como qualquer pessoa.

Com certeza você se lembra de algum momento em que algo te incomodou a tal ponto de retirar sua concentração; nem que seja a luzinha do celular piscando, ou um barulho estridente. Agora, imagine aquele comentário crítico que você recebeu.

No dia a dia, principalmente as pessoas que possuem grande presença social, são bombardeadas por essas críticas. Imagine neste momento de Copa do Mundo, o jogador com tamanha carga de responsabilidade em seus ombros.

Se Neymar desse tanta atenção aos comentários críticos e, por vezes, maldosos com certeza iria decair seu rendimento em campo.

No instagram, Neymar é o segundo esportista mais seguido do mundo, com mais de 95 milhões de seguidores. Sendo assim, era de se esperar a chuva de críticas que o estariam esperando ao final de cada jogo. Por isso, apesar de não ter pronunciado a respeito; o que parece é que o jogador tenha limitado os comentários apenas às pessoas que ele segue.

Foi uma excelente forma de lidar com as críticas que poderiam abalar neste momento de concentração.

Uma pequena observação: Este texto não está defendendo ou criticando o jogador, apenas mostrando um ponto de vista com relação à atitude para abstrair as críticas, que como qualquer pessoa possa desequilibrar emocionalmente. Existem outros pontos onde o jogador tem desequilíbrios emocionais, sem dúvidas, assim como qualquer pessoa. 

Esse fato me lembrou de uma história muito interessante. Assista ao vídeo abaixo:

Assuma o controle da sua vida

Em qualquer momento da sua vida, você terá pessoas colocando suas próprias realidades em cima de você. Como se todos nós fossemos iguais e existisse um modelo a ser seguido. Você precisa aprender a lidar com as críticas que são jogadas a você. Talvez, cortar o mal pela raiz, como o Neymar fez, seja uma solução. Mas, nem sempre você conseguirá restringir o que te afeta.

A melhor maneira de lidar com as adversidades é se desenvolvendo, entendendo o que te afeta e como afeta. Sendo assim, você desenvolverá possibilidades de mudanças para conquistar os seus propósitos.

Quantas vezes alguém ou alguma coisa disse a você que não conseguiria?

E a pergunta mais importante:

Quantas vezes você aceitou essa mentira como verdade?

O fato é que se você acredita que não consegue, com certeza não conseguirá. Essa crença não deixará você ir pra frente com a sua ideia, vai matar o seu desejo.

Clique aqui para testar sua Inteligência Emocional

Obs.: ¹ O termo indivíduo está entre aspas pois a palavra não quer dizer, neste caso, sozinho, solitário; mas sim, indivisível. Porém, é fato que estamos (aqueles que buscam o autoconhecimento), todos os dias buscando nos tornar indivíduos, pois nosso corpo  quer uma coisa, nossas emoções outra e nossa mente pensando em outra coisa. No momento em que corpo, alma e mente estiverem trabalhando em um único propósito, poderemos nos chamar de indivíduos.

Espero que tenha gostado do assunto abordado, se tiver alguma sugestão ou mesmo crítica, deixe o seu comentário abaixo.

Wagner Souza – Co-Idealizador do projeto Honoss.

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências para ressignificar vidas e negócios.Participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!