Sucesso & Felicidade

Profissão: Realização e Propósito – Roteiro de viagem 2018 #4

Realização e propósito profissional

Quantas vezes já se perguntou como seria sua vida, caso tivesse escolhido outra profissão? Se a resposta para essa pergunta for, frequentemente, talvez você não tenha uma profissão com realização e propósito, é hora de pensar um pouco mais a respeito e tomar alguma atitude. Caso contrário, você corre o risco de viver uma vida vazia de sentido profissional, acordando todos os dias apenas para “bater ponto”.

Olá, aqui é o Wagner. Seguindo a sequência de artigos destinada a melhorar sua vida como um todo, falaremos sobre realização e propósito na sua vida profissional.

Sabe, o trabalho vai ocupar grande parte da sua vida. Pense bem, o dia tem 24 horas, você já passa pelo menos um terço dele dormindo, sobram 16 horas pra você “aproveitá-lo” da melhor maneira possível. Como você tem gasto esse tempo? Tem feito algo que ama de coração?

Se hoje fosse o meu último dia de vida, eu desejaria fazer o que farei hoje? – Steve Jobs (citação que viu quando tinha 17 anos)

Essa frase foi citada em um discurso na universidade de Stanford por Steve Jobs, que enfatizou a ideia de que muitas pessoas não param pra pensar sobre o desenrolar dos seus dias e talvez por isso vivam dia após dia, sem se preocupar consigo mesmo. Se a resposta dessa pergunta for um NÃO por vários dias seguidos, tem alguma coisa errada sobre como tem levado sua vida.

Ainda no discurso, ele diz:

“[…] Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que você ama, seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. […]”.

Eu, particularmente sou um grande amante de biografias e discursos, existem vários na minha coleção mental de citações interessantes que devem ser levadas por toda a vida e, essas palavras são algumas das que procuro sempre me lembrar.

É bem verdade que o seu contexto social vai ditar muito do que você quer ser/fazer, mas você tem que procurar o que realmente faz sentido pra você.

Muito se fala sobre médicos que seguiram a profissão apenas pelo “incentivo” (quase imposição) dos pais que queriam um excelente futuro para os filhos, imaginando talvez que um futuro feliz seria construído por dinheiro.

Citei aqui a profissão de medicina, mas vale para qualquer profissão. Muitas vezes os pais ou a sociedade de maneira indireta, escolhem a profissão que você vai seguir levando em consideração a realidade deles, mas qual é a sua realidade? Você é uma pessoa completamente diferente de todas as outras, quem disse que vai dar certo pra você o que eles estão dizendo? Quem disse que você vai ser feliz assim?

Mas, você pode pensar que talvez a vida está simplesmente indo em alguma direção, que talvez você não controle, por exemplo com a crise no país onde vive, uma doença que ataca repentinamente ou até um acidente no trânsito.

“A principal tarefa na vida é simplesmente esta: identificar e separar questões de modo que eu possa dizer claramente para mim mesmo quais são externas, fora do meu controle, e quais têm a ver com as escolhas sobre as quais eu, de fato, tenho controle.

Onde, então, devo buscar o bem e o mal?

Não em externos incontroláveis, mas dentro de mim mesmo, nas escolhas que são minhas… “– Epicteto (Filósofo Estoico)

Acredite, existem muito mais coisas que você não pode controlar, do que de fato coisas que você controla. Mas, no que se refere a você, a partir do momento em que se toma consciência do seu próprio comportamento, você também ganha poder de mudança. Você pode se preparar para uma crise, pode melhorar o seu físico e pode dirigir com mais prudência, apenas dando os exemplos de comportamentos que você poderia ter para evitar os problemas no futuro.

E sobre os nossos comportamentos, existem dois tipos:

Hábitos – São comportamentos automáticos que não dependem da nossa consciência.

Planejados – São comportamentos que nós conscientemente planejamos, pois queremos que a nossa vida mude.

Talvez o motivo pelo qual você trabalhe no que faz hoje seja apenas um comportamento habitual, acostumado a fazer aquilo de tal maneira que sente medo da mudança que possa acontecer, caso decida por outro caminho.

Em nossa oficina Seja o Seu Caminho, tivemos vários exemplos de pessoas que se descobriram, mudaram de rumo, pois o novo caminho que se propuseram fez mais sentido do que o que seguiam até o momento. Hoje estão mais satisfeitas consigo mesmas e conseguem viver uma vida melhor.

Realização e propósito profissional

O seu trabalho não precisa ser ruim, estressante ou cansativo. Você não pode mudar o passado, mas o seu futuro é escrito todos os dias de acordo com o que você faz no presente. Não deixe as coisas para o amanhã, o amanhã não existe.

E para ajudar você a descobrir se está no caminho certo nessa área da vida, qual seria a avaliação na área Realização e Propósito (profissão) que você se daria, de 0 a10?


Para trabalhar toda a Roda da Vida, acesse: Como avaliar e mudar a sua vida – Roteiro de viagem 2018

Você se sente realizado? Você tem um motivo claro para acordar todos os dias de manhã e se sentir feliz com o que está prestes a fazer?

Se a resposta for NÃO, procure-nos, nós podemos te ajudar a encontrar o seu caminho. Temos uma oficina que trabalha justamente esses pontos de autoconhecimento e planejamento de vida, com certeza vai ajuda-lo. Link da Oficina: Seja o Seu Caminho.

CURIOSIDADE: Você sabia que a maior causa de contratação é por qualificação técnica, mas a maior causa de demissão é por falta de inteligência emocional? Pense nisso, você precisa mudar a sua mente, principalmente no mundo supercompetitivo que temos hoje.

Wagner Souza – Sócio / Idealizador e gestor da Honoss, Consultor e Coach pessoal, profissional e de liderança

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências sobre descobertas, estratégias e crescimento e participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!