Sucesso & Felicidade

Quero ter sucesso financeiro – Roteiro de viagem 2018 #5

sucesso financeiro

Quantas pessoas pensam isso? Quero ser rico e viajar o mundo, aproveitar a vida, ter uma boa família com uma casa e um bom carro na garagem.

Esse é um ponto interessante, se você tem esse objetivo tem tudo para alcançar. Mas, as vezes nós mesmos nos sabotamos. Deixamos que os prazeres a curto prazo sejam mais prioritários do que os prazeres de longo prazo e por isso, talvez, você escolha ir para uma balada ou mesmo um barzinho gastando um valor X, sendo que poderia ser um valor menor, ou mesmo, se pensado direito, poderia ser um programa para uma outra ocasião.

Quais são os seus critérios de avaliação do que é importante para você hoje?

“Ser rico é viver nos seus próprios termos, segundo suas possibilidades, e não segundo suas limitações” –  McKenna, 2010, Eu vou te enriquecer

Essa é uma definição extremamente verdadeira. Existem pessoas que podem parecer ricos, de acordo com a vida que levam, mas que vivem endividados e muitas vezes o que mostram é apenas aparência para os outros.

Por que muitos fazem isso?

Ao nascer, a criança traz todo um direcionamento genético e hormonal de estatura, cor da pele, cabelos, gênero, enfim até a personalidade é tida em boa parte como genética e ao longo de nossas vidas vamos constituindo uma forma de pensar e assim fazemos o que fazemos. Existe uma teoria que explica bem isso. Segundo a Teoria da Inteligência Multifocal do Dr. Augusto Cury, temos três tipos de memória:

MUC – Memória de uso contínuo

Todos os dias você e eu acessamos as informações da MUC para desenvolver e dar respostas sociais, tarefas profissionais para comunicação, localização tempo-espacial e operações matemáticas.

ME – Memória existencial

São regiões do inconsciente ou subconsciente que o EU e outros fenômenos que constroem cadeias de pensamentos não utilizam frequentemente. Mas, tais regiões não deixam, em hipótese alguma, de nos influenciar. Fobias, humor depressivo, ansiedade, reações impulsivas, inseguranças, que não sabemos de onde vêm ou porque vieram, foram emanadas da ME.

MG – Memória genética

É uma memória herdada de nossos pais biológicos – não significa que você lembra de momentos que eles passaram -, a carga genética é única para cada ser humano, tanto na construção do biótipo, expresso no tamanho, forma, peso, altura, cor de pele, como na construção da complexa fisiologia, expressa, entre outros elementos, pelo metabolismo, hormônios, neurotransmissores cerebrais e anticorpos.

A criança aprende a andar vendo outras pessoas andarem. Como também aprende a falar ouvindo e vendo outras pessoas falarem. As crianças, deferentemente dos adultos, aprendem em quantidade e velocidade surpreendentes. São verdadeiras esponjas que absorvem absolutamente tudo que lhes chega de forma sensorial.

sucesso financeiro

As privações financeiras, dívidas, falta de patrimônio, baixa remuneração, dependência financeira, altos e baixos, cobradores na porta, trabalhar muito e ganhar pouco, falta de conhecimento, como também todo o sucesso e prosperidade foram também aprendidos majoritariamente na infância. Porém, ficam as perguntas: Aprenderam onde? Aprenderam com quem? E de que maneira aprenderam esse padrão financeiro?

Tudo o que você presenciou vendo, ouvindo e sentindo foi se tornando verdade. Passamos a viver de acordo com essas “verdades”. Se vi meu pai desesperado, tenso, nervoso para pagar as contas em casa, escondendo-se de cobradores, essa minha percepção vi criando um significado e com ele se estrutura uma crença com seus aprendizados. Se ouvi meu pai falar que dinheiro não dá em árvores, que não é fácil ganhar dinheiro, que a vida é difícil, essas palavras se armazenam em minha mente em forma de verdades.

Como toda programação mental, passo a viver em função dessas informações e aprendizados.

A grande questão é que isso tudo forma uma identidade, você começa a pensar “EU SOU”. Entende que sua identidade é mais forte do que o seu querer? Você pode querer ser rico, bem-sucedido e ter todas as experiências que já planejou, mas se estiver com uma identidade dizendo a você que é uma pessoa que não merece, vai ser muito difícil provar o contrário.

Mas, não se desespere, a ciência diz e prova que o cérebro humano pode fazer novas sinapses neurais e, com elas, registrar novos e profundos aprendizados sobre quaisquer coisas em qualquer fase da vida. Ou seja, podemos mudar nossas crenças sobre riqueza e sobre nós mesmos e viver a partir de agora uma nova época e uma nova história.

As perguntas têm que vir de dentro, você deve criticar a sua forma de estar e ressignificar sua identidade.

E para essa etapa na sua roda da vida, qual seria a nota hoje entre 0 a 10?


Para trabalhar toda a Roda da Vida, acesse: Como avaliar e mudar a sua vida – Roteiro de viagem 2018

Nossas crenças dizem muito sobre nós, como dissemos no post: Cuidado! Suas crenças estão fechando seus olhos

Se você quer ressignificar a sua forma de pensar, suas experiências e criar uma versão melhor de si mesmo, com maior força de vontade e entendendo melhor como pode conseguir alcançar os seus objetivos, mudando suas crenças e comportamentos, venha conosco, participe da próxima oficina Seja o Seu Caminho.

Wagner Souza – Sócio / Idealizador e gestor da Honoss, Consultor e Coach pessoal, profissional e de liderança

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências sobre descobertas, estratégias e crescimento e participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!