Qualidade de Vida

Como procurar nossas respostas em outros nos deixam mais indecisos

indecisos

Nosso dia a dia é cercado por muitas dúvidas sobre nós mesmos e o maior erro que cometemos, independentemente da idade, é procurar respostas de questionamentos como: O que eu quero para minha vida? O que devo fazer agora? Qual caminho seguir? Em gurus, consultores e em fatores externos, nos deixando mais indecisos. Muitos podem ser bons exemplos e devemos tê-los sim, mas a resposta certa, até a que vai nos fazer decidir se seguimos esses exemplos ou não, está em nós mesmos e o autoconhecimento é a chave. Saber qual passo dar, o que deseja e como fará para alcançar está dentro de nós, as vezes só precisamos de um empurrão para encontrarmos nossas próprias respostas.

 

Quem sabe o que é melhor para você do que você mesmo?

 

Conheci uma pessoa/cliente que vou chamar de Renata, ela tinha muitas dúvidas, sobre o que deveria fazer sobre sua vida pessoal e profissional. Sempre foi uma pessoa muito aberta ao novo e cheia de atitude, mas existem momentos da vida que acabam nos fazendo hesitar e não foi diferente com ela. Casar? Comprar apartamento? Viajar? Minha profissão? Nas suas próprias palavras, ela era a pessoa mais indecisa que ela mesma já tinha conhecido. Quanto dela temos em nós?

Com o decorrer do tempo ela percebeu que o problema não estava com as opções, mas sim com ela mesma, na falta de prioridade ou na necessidade de ouvir muito “o externo” sobre o que deveria fazer. Isso é algo que prejudica a todos nós, não é? É muita informação que muitas vezes não acrescenta em nada.

 

Veja também nosso texto: 3 Ensinamentos importantes do filme O Poder Além da Vida

 

É muito fácil nós nos perdermos e ficarmos indecisos como no exemplo, tendemos a procurar o mais cômodo, nos adaptamos e procrastinamos jogando a responsabilidade da escolha ou de sair do lugar para outrem, o que pode ser frustrante já que as respostas alheias podem não dar certo e não encaixar para nós, pois somos diferentes e temos culturas e experiências distintas. Não estou generalizando, muitos usam dos sentimentos que essa adaptação fornece para dar um salto, mas em grande parte dos casos não é isso que acontece.

Autoconhecimento

A resposta para sair disso vem de você mesmo, vai ajuda-lo a encontrar quais são os seus talentos, forças, fraquezas e obstáculos que devem ser superados, quais são suas prioridades, objetivos, o que deve fazer e muitas outras ricas informações que poderá utilizar. Foi o que aconteceu com essa cliente, suas dúvidas sobre profissão, casar, viajar e outras, agora estão mais resolvidas e encaminhadas para uma solução que, claro, ainda vão depender do seu próprio esforço.

Então procure se conhecer cada dia mais, entrar nessa jornada que não tem fim, mas que é muito gratificante para seu desenvolvimento, mesmo se for jovem ou idoso, com ou sem experiência, trabalhando ou aposentado. Não fique perdido em suas dúvidas esperando a vida passar. Procure a solução melhor para você!

 

Quer se desafiar e trabalhar o seu autoconhecimento? Conheça a nossa Oficina: Sonhos e Objetivos de Vida, que trabalha o autoconhecimento e o seu planejamento pessoal clicando aqui e conheça também nossa fanpage.

 

Grande Abraço.

Leonardo Cruz – Coach de Liderança e Negócios / Pessoal e de Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *