Questione

O que você precisa saber sobre Inteligência Emocional

Vida equilibrada - Inteligência Emocional

Inteligência Emocional é um tema recorrente em nossos artigos. Vamos então, ao longo da leitura, indicar alguns materiais que achamos interessantes para você.

Precisamos entender, antes de tudo, o que estamos falando. Muitas vezes, nos deparamos com o tema pela internet e por vezes não têm um aprofundamento real.

Nos últimos anos, houve um movimento muito grande, principalmente nos negócios relacionando o tema. Mas, agora esse movimento está partindo para fora dos negócios, também.

“As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal”. Daniel Goleman

O que é inteligência emocional?

Antes de entender o que é inteligência emocional, gostaria de propor a você uma reflexão.

Existe alguma palavra, pessoa ou situação que tira você do momento? Que de alguma forma te deixa agressivo(a), triste, feliz ou desanimado(a)?

Gostaria que focasse em um momento desses, não importa qual, apenas que tenha influenciado nas suas emoções.

Quero que pense sobre o que poderia ter feito antes e depois de ter perdido o controle. Pare por alguns instantes para refletir.

Acredita que agora, consciente, você teve uma resposta melhor do que naquele momento?

Inteligência emocional permite que você tome controle do momento, de suas emoções. Mas o principal motivo por você não fazer isso é por não se conhecer.

Você também pode gostar: Inteligência emocional na copa do mundo 2018.

O autoconhecimento é um dos pontos importantes na busca pela Inteligência emocional. O autoconhecimento permite compreender suas próprias emoções, saber o que tira você do sério – mas, vai muito além disso.

“Todo aprendizado tem uma base emocional”. Platão

A inteligência emocional, é a arte de estar consciente no momento. Saber como agir, antes e depois de perder o controle da situação, de suas emoções. Em outras palavras, se tornar um gestor de suas próprias emoções.

Algumas vezes você sabe que algo vai te irritar. Mas, mesmo assim, apenas pelo vício de suas “drogas” internas, você insiste em ceder o controle.

No artigo sobre Sistema Límbico, falamos mais a respeito dessas “drogas” e como elas influenciam na sua vida.

Leitura obrigatória: Como produzir bem estar e felicidade com o Sistema Límbico.

Leitura complementar: Inteligência – Vamos aprender mais

Qual é a importância da inteligência emocional?

Continuando com a nossa reflexão. Aquele momento que você pensou com certeza teve um fechamento, uma reação ou consequência. Essa consequência foi boa ou ruim?

Se pensar sobre o que poderia ter feito, no lugar do que aconteceu, acredita que as consequências seriam melhores?

Sempre podemos melhorar, como líderes, como pais, ou seja qual o papel que estamos desempenhando no momento. Tudo isso depende de como lidamos com nós mesmos. Saber lidar conosco, vai, também, ser um grande passo para lidar com o próximo.

Essa gestão das emoções, vai permitir abrir um novo leque do que seria a sua qualidade de vida. Isso vai melhorar suas relações, entender como desenvolver um melhor trabalho, ou mesmo se conhecer.

Ou seja, a importância é você quem determina. Você acredita que pode ser melhor como pessoa? Acredita que merece ter sucesso nos seus relacionamentos, empreendimentos ou carreira profissional?

Como desenvolvo minha inteligência emocional?

Uma boa leitura sobre o tema é de fundamental importância. Principalmente aquelas que falam sobre o início do conceito e como foi se mudando até aqui.

É importante saber também, como aplicar no seu dia a dia, de acordo com os grandes autores do tema. E para contribuir, selecionamos uma série de livros importantes nessa caminhada.

Checklist: 5 livros para desenvolver sua inteligência emocional

É importante que sempre tenhamos mais de uma opinião sobre o tema. Tire suas próprias conclusões e não deixe que as pessoas vendam suas mentiras em formas de verdades para você. 

Na escrita desse artigo, por mais simples que seja, foram empregadas muitas horas de cursos, práticas, livros e muita pesquisa. Infelizmente, com essa pesquisa também vi muitas pessoas que desconhecem sobre o tema, mas são excelentes vendedores.

Pela delicadeza do tema, é sempre importante ter referências sobre os materiais que tem adotado.

Resumindo, leia bastante sobre o tema, busque se conhecer todos os dias, pois essa é uma jornada longa, solitária, porém, essencial para o seu desenvolvimento. 

Inteligência emocional, além da teoria

Entretanto, por vezes, a leitura por si só não será o suficiente.

Muitas vezes precisamos ressignificar nossas experiências. Tudo o que viveu até hoje teve um significado para o seu inconsciente. Esse significado faz com que tenha reações de acordo com uma situação específica.

Essa atitude é feita em menos de um segundo, como um reflexo. Mas, pode destruir todo um conjunto de relações saudáveis por toda vida. 

“Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica”. Daniel Goleman

Você quer saber como está o nível da sua inteligência emocional? Acesse nosso Quiz para avaliar e receber dicas de como desenvolver, de acordo com o seu perfil. Acesse: 

Teste sua Inteligência emocional

Agora, se você sente a necessidade de desenvolver agora mesmo e tomar o controle da sua vida, participe da próxima imersão Seja o Seu Caminho.

Wagner Souza – Co-Idealizador do projeto Honoss.

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências para ressignificar vidas e negócios.Participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!