Busque seus Sonhos

Seja O Seu Caminho – A Construção De Um Sonho

Seja o Seu Caminho

Antes de falar sobre a oficina Seja o Seu Caminho eu preciso explicar um pouco sobre a filosofia da Honoss, como tudo isso começou e qual é o motivo de tanta paixão por esse trabalho.

Como o próprio nome diz, Honoss significa Sonhos, e isso fica mais claro quando é vivido na oficina.

O início desse empreendimento foi o sonho de poder trabalhar com mais humanidade, liberdade, conexão e experiências nas vidas das pessoas.

O Léo e eu sempre foram conhecidos por sermos os meninos inquietos, “espíritos livres” que não deixavam as coisas serem comuns ou mesmo não criticadas.

Os Idealizadores E Seus Motivos

Nós entendemos que as coisas perdem seu sentido se não aprendemos a viver e criticar, o que torna algo gostoso de fazer. No começo pode ser algo um pouco mais difícil, mas depois se torna um comportamento fluido e muito benéfico na consciência de quem somos.

Viemos da área da tecnologia e inovação, por isso entendemos algumas lógicas de como podemos aplicar inovação em todos os pontos das nossas vidas. Quando se está a frente de um projeto de tecnologia, uma das coisas mais importantes a se preocupar é: pra quem estamos desenvolvendo algo, precisamos realmente entender a lógica de como aquela pessoa funciona e vai usar o sistema que criamos.

Aliás, muito se fala sobre “o sistema”, seja ele político, econômico ou religioso, mas é impossível entender esses sistemas se não compreender a nós mesmos. Uma busca constante de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Muitas vezes, nos vimos em um sistema, ou bolha social empresarial que não se preocupava com o funcionário e as vezes, nem com o cliente. O que tornava a coisa toda como um grande “moinho de gente”.

Criava pessoas cansadas, sem perspectivas e se voltarmos nestes lugares, encontramos até hoje pessoas que não conseguiram se libertar de seus grilhões. Um deles, o medo de não conseguir se virar no mundo.

Nós Somos a Mudança Que Queremos Ver No Mundo

E, numa busca por construir algo completamente diferente desses antigos empregos, juntos criamos algumas empresas para trabalhar essa nossa liberdade. Foi um longo caminho.

Seja o Seu Caminho

Cada uma dessas empresas tinham propostas diferentes para os seus clientes, mas de certa forma o que sempre priorizamos foi a liberdade do cliente ser ele mesmo, independente do tipo de mercado.

Com essa tão nobre visão, vimos que todos estamos de algum modo presos e é preciso criar uma revolução para sacudir nossas estruturas para entender que o mundo é além do que nossos olhos enxergam.

Além disso. Além de ajudar pessoas, entendemos que podemos impactar em maior escala, ajudando as empresas a também revolucionar seus negócios. Criando empreendimentos que se conectam com as pessoas de forma ética e não somente com o seu cliente, mas com todas as pessoas que estão envolvidas nesse movimento.

Nesse meio do caminho, para desenvolver algo mais humano, nós fizemos uma profunda imersão sobre os conceitos e técnicas mais avançadas na área de Desenvolvimento Pessoal e Estratégia.

Temos, além de um currículo de inovação e empreendedorismo, um currículo de experiências que nos fizeram entrar na área de análise comportamental, Inteligência Emocional, Programação Neurolinguística, Gestão de Projetos e claro, Filosofia.

Tudo isso, junto com as metodologias de coach, mas sem deixar a diversão de lado, nos capacitamos como profissionais exemplos de que a vida pode ir muito além, pois a filosofia pode ser vivida na prática e de forma totalmente única.

Criando O Nosso Caminho

Com toda essa bagagem técnica e mais uma incrível bagagem experiencial em nossos próprios significados, desenvolvemos uma proposta de colocar esses conceitos em uma oficina.

Não uma palestra, pois a ideia nunca foi dizer o que as pessoas devem fazer, nem mesmo dizer que algo está certo ou errado. Isso é de cada um de depende de cada pessoa criticar sua própria realidade.

E também, com a ideia de sermos menos marqueteiros com os problemas dos outros. Pois entendemos que cada um tem seu próprio jeito de lidar com as coisas, e às vezes, vemos muitas pessoas na área de coach que fazem exatamente isso… Brincam com as histórias e sentimentos dos outros, como se fossem donos da verdade.

O ser humano é único em todos os pontos e sentidos. Cada uma de nossas experiências criam uma perspectiva de realidade diferente, nos possibilitam jeitos, trejeitos e pensamentos únicos.

Mesmo que você seja gêmeo de alguém, você nunca terá a mesma personalidade e concordará com tudo o que o outro diz. Pois você é único.

Ao longo dessa busca por conhecimentos para criar algo que realmente impacte cada um, mas sem tirar sua importância e unicidade, entendemos muitos conceitos que são trazidos como verdades pela sociedade, mas por não terem seu critério de avaliação compramos ideias que nos limitam.

Seja o Seu Caminho

Tudo o que somos, todas as coisas que acreditamos, cada passo que damos vêm de uma escolha.

Porém, muitas vezes pelo medo da liberdade de sermos quem somos, pela falta de apoio em mostrar nossa unicidade, nos tornamos pessoas que seguem uma receita de bolo para ir de encontro a tal felicidade.

As pessoas não param pra pensar que toda escolha leva a um caminho, toda ação tem uma reação.

E mesmo quando você decide não escolher, o tempo não pára até que você se decida, então a vida se encarrega de fazer essa decisão por você.

Falamos muitas coisas a respeito de significados e como isso impacta na vida das pessoas, mas talvez a melhor forma de exemplificar seria através de uma boa reflexão.

Seus significados te controlam

O que realmente controla uma decisão, ou não decisão são as suas emoções.

Estas emoções foram criadas a partir das experiências que teve, ou de experiências que ficou sabendo de outras pessoas, mas que desenvolveu uma emoção ou significado a respeito daquilo.

Imagine por exemplo um acidente que está prestes a acontecer.

Você está dirigindo em uma rodovia com seu amigo no banco do lado, estão conversando, de repente você nota um clarão vindo na direção oposta e o brilho da luz só aumenta, vocês vão colidir. Sua primeira reação seria pisar no freio e virar o volante.

Mas perceba que essa não foi uma escolha consciente, foi uma escolha feita pelo seu medo inconsciente de bater o carro.

Assim como nesse caso, fazemos muitas escolhas na vida sem pensar.

Compramos coisas por impulso, pela beleza da embalagem. Gostamos ou não de pessoas que de acordo com os nossos valores e sistemas de crenças dizemos que ela é importante para nós ou não, mesmo que seja apenas por um momento.

Tomamos decisões sobre mudar ou não de emprego pelo medo do que vai ocorrer, assim como nos negócios, ou investimentos.

Ou, se essa decisão não é por medo, pode ser pela emoção de felicidade, ou qualquer outra que faça você querer… A questão é… Nós tomamos nossas escolhas por uma emoção, mas justificamos as escolhas pela razão.

Tratamos as pessoas com uma atitude ou comportamento mesmo sem entender a verdade daquela pessoa, a perspectiva que ela viveu.

Criamos guerras por não sabermos nos colocar no lugar do outro.

E com tudo isso, criamos a realidade que temos hoje.

Nós Criamos Nossa Própria Realidade

Não adianta reclamar, tudo o que você vive é por merecimento. Você literalmente merece a vida que tem hoje.

Você deixou que seus significados o controlassem em cada uma dessas escolhas ou não escolhas.

Mas você pode mudar tudo isso se aprender a entender o que são estes significados, ou como eles te afetam.

No momento em que fizer isso, você tomará as rédeas da situação. Entenderá quais são aqueles comportamentos nocivos ao seu bem estar, à sua saúde ou nos seus relacionamentos.

Você entenderá os seus propósitos, possibilitando então criar novos comportamentos, que vão deixar você mais próximo dos seus objetivos. Os seus reais objetivos.

É por isso que acreditamos tanto no poder de transformação de vidas que a oficina Seja o Seu Caminho proporciona.

Ressignificar é entender os seus porquês e tomar atitudes que te impulsione para um propósito que você mesmo escolheu.

Não somos seres imutáveis.

Nós estamos nos fazendo todos os dias, mudamos de opiniões, de aparência física, de filosofia de viver… Chegamos numa certa idade ou momento em que algumas coisas perdem aquele valor que tinham e começamos a dar valor a outras coisas.

A Oficina É Uma Proposta Diferente De Se Conhecer

Você pode sim se conhecer melhor, mesmo sem ter um holofote na sua cara, com alguém gritando pra você o que deve ou não fazer.

Aliás, achamos isso ridículo e pode ser algo muito negativo se a pessoa que está ali gritando com você, não entender como você se sente.

Então em nossa oficina criamos uma proposta única, filosófica, divertida e ao mesmo tempo estratégica.

Não ensinamos você a ser um filósofo, te ajudamos a compreender o despertar da sua consciência, dando ferramentas para que você avalie e critique sua própria vida.

Assim como também não ensinamos a você a ser coach ou ter um caminho específico a seguir.

Nós conectamos a você a partir da empatia, sem te criticar, abraçando a pessoa que você é, te escutando ativamente e entendendo que você tomou as melhores escolhas de acordo com o que tinha no momento.

A Filosofia De Se Desenvolver

Na oficina, colocamos poucas pessoas pois queremos ter uma conexão única e bastante pessoal com cada um.

Criar um envolvimento onde as pessoas possam confiar na humanidade novamente e se sentir em um ambiente seguro para serem elas mesmas, entender os pontos de vista e saber como aplicar essa avaliação em suas próprias vidas.

Trazemos então vários conceitos da filosofia estoica oriental e ocidental. Criticamos um pouco sobre a forma como aprendemos as coisas, principalmente sobre as nossas influências externas.

Com essa ideia todos contribuem para um pensamento coletivo. A partir das reflexões de cada um, mas também com a exposição da opinião de todos.

É incrível como a oficina fica cada vez melhor. É uma troca de ideias, de energias e de vivências que criamos um movimento de empatia único para cada turma.

A Única Constante: A mudança

No começo a oficina tinha apenas um dia de treinamento. Mas percebemos que muitas vezes as pessoas escutam mas não colocam em prática. Então a proposta mudou.

Agora, ficamos com cada participante durante um período, desafiamos a colocarem os exercícios em prática. Cobramos os resultados de cada um e nos prontificando em tirar todas as dúvidas que tiverem nesse tempo.

Lembrando sempre, cada um tem o seu tempo e suas prioridades.

Além disso, colocamos alguns gatilhos que ajudarão os participantes a ressignificar suas emoções. Mas, isso não pode ser explicado, apenas vivido. =D

No final desse acompanhamento fazemos um “último” encontro.

Obs.: Está entre aspas pois estamos sempre com vocês e claro, é impossível não nos tornamos amigos depois dessa experiência. Então, digamos que seria um último encontro oficial do programa.

Mas enfim, voltando… Fazemos um último encontro onde contaremos as experiências que tivemos ao longo do acompanhamento.

Este encontro é um real fechamento para dizermos: “Estou livre daquelas verdades que me prendiam. Eu sou meu próprio caminho!”

Escolha Sempre Se Desafiar

Os benefícios dessa jornada são inúmeros. Você pode aplicar esses conceitos e avaliações em absolutamente todos os campos da sua vida. Como deve ter percebido, tudo que você vive hoje são resultados, são decisões conscientes ou não, tomadas pelas suas emoções.

E a pergunta que fica no ar é: você quer ter estes mesmos resultados que têm hoje? Ou quer ressignificar sua vida?

[QUERO PARTICIPAR DA PRÓXIMA OFICINA]

Coloque suas dúvidas que ajudaremos a montar essa avaliação.

Wagner Souza – Co-Idealizador do projeto Honoss.

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências para ressignificar vidas e negócios.Participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!