Qualidade de Vida

Sem Saúde não dá! – Roteiro de viagem 2018 #1

Como está a sua saúde e disposição?

Aqui é o Wagner, tudo bem com você?

Como foi de Réveillon? Espero que tenha sido incrível e cheio de energias positivas.

Bom, meu objetivo hoje é entender porque deixamos de lado nossa saúde e disposição?

Antes de mais nada, gostaria de te convidar a ler estes post, pois acredito que serão de bastante importância para a leitura desse tema:

Então, vamos lá?

O segundo tema da nossa trilha de autoconhecimento é Saúde & Disposição, que está na grande área “Pessoal” da Roda da Vida – Honoss. Se você ainda não baixou o seu exercício acesse: Como avaliar e mudar a sua vida – Roteiro de viagem 2018.

Saúde e disposição, a vida é movimento, é mudança.

 

Em todos os pontos da vida existem ideais. É como se a todo momento algo nos dissesse: Você precisa disso e daquilo pra ser feliz.

A grande verdade da vida é que você não precisa de fazer ou ser nada do que dizem a você. A única pessoa que você realmente precisa agradar é a si mesmo. Mas, como fazer isso sem saúde e disposição?

A resposta é: Não tem como!

A grande maioria das pessoas procura por uma vida com saúde e almeja um corpo escultural, principalmente os jovens da nova geração. Entretanto com a correria do dia-a-dia, ter uma vida saudável parece uma tarefa difícil, não é mesmo?

Mas, o que devemos focar aqui é aonde precisamos realmente nos preocupar, quais são as historinhas que você tem contado pra si mesmo? Nós somos excelentes em contar histórias não é mesmo? 

– Ah! Mas eu realmente não tenho tempo pra academia. (Quem disse que precisa frequentar uma academia? Precisa apenas de uma dieta saudável)

– Dieta saudável, essa é boa. Com isso não consigo ficar definido. (Opa, mas vamos lá, se você quer algo, você tem que pagar o preço, isso é uma verdade para tudo que se propôr. Sobre a dieta é apenas uma maneira de criar bons hábitos para ter um corpo mais saudável e com melhor disposição física e mental)

– Já tentei, mas eu não consigo. (Talvez você não quer o suficiente, pois conseguir tenho certeza que você consegue)

Para ter uma vida com mais saúde, é preciso ter dedicação e organização. Organize sua vida, as vezes queremos ter tudo ao mesmo tempo, sendo que esquecemos uma palavrinha muito importante, prioridade, essa palavrinha que vai ditar o seu EU do futuro. Afinal, do jeito que está hoje, como você vai estar daqui 5 ou 10 anos?

A grande questão aqui são nossas crenças, o primeiro ponto. Pode ser difícil, mas não é impossível. Não sei em qual forma física você está hoje, mas o que posso dizer é que você está assim apenas por sua responsabilidade, mas também é por sua responsabilidade que você vai mudá-la.

Como posso iniciar meus cuidados de maneira correta?

Antes de tudo, é importante ter uma saúde mental bem equilibrada. Sair lendo, escutando qualquer coisa que dizem por aí é besteira. Sugiro que tudo o que ler, escutar ou ver, seja criticado antes de ser colocado em prática. Inclusive esse texto, você deve desenvolver uma criticidade maior para a sua vida se quer ter sucesso em alguma coisa, seguir um caminho de olhos fechados pode não te levar para o caminho correto.

O primeiro passo depois de sabermos disso é: atentar ao modo como você respira. Evitar uma respiração mais ofegante, ou seja, mantenha a calma na respiração e tenha um melhor controle de como respira. 

Além de atentar à sua respiração você deve ter um cuidado especial com o seu descanso. A grande questão aqui é que as pessoas falam sobre um sono que você deve dormir por 8h para conseguir esse sono reparador que tanto precisamos (que grande mentira). Na verdade somos pessoas muito diferentes uns dos outros e é um erro muito grande falar que todos precisamos da mesma quantidade de sono, a grande verdade é que somos descendentes de homens que precisavam se esconder dos animais maiores e por isso nos acomodamos ao descanso, pois caçávamos apenas nos momentos mais oportunos. 

Ah! Uma observação importante sobre o sono, evite aparelhos eletrônicos no quarto, durma em um local escuro e tranquilo, com certeza vai te ajudar a ter um melhor descanso para o dia seguinte.

Uma coisa interessante que talvez você não sabia é que a sua digestão é diferente para cada tipo de alimento. Com carnes por exemplo a digestão é mais lenta do que uma fruta. Sabendo disso, te faço a seguinte pergunta: E sabendo disso vai te ajudar a ter um sono reparador melhor? Claro que vai! Antes de dormir não se empanturre de coisa pesadas, coma coisas leves, entenda que o seu organismo age diferente para os diferentes tipos de alimentos.

Preserve sua saúde, saiba o que você ingere e cuide para que tenha uma saúde cada vez melhor. Entendendo esses pontos, agora sim você está pronto(a) para o próximo passo rumo ao sucesso!

Sem saúde, não existe uma maneira de buscar aquele ideal de vida. Sem disposição, não há como buscar seus objetivos de vida. Gostaria que você avaliasse essa área “Saúde & Disposição” na sua Roda da Vida. De 0 a 10, quanto você daria para essa área?

Pense agora em três atitudes que poderia tornar essa parte da sua vida melhor este ano.

Pra te ajudar a pensar… Sabe aquelas vezes em que você não levanta com bom humor? Ou aquelas vezes em que te dá uma preguiça de fazer algo importante? Pergunte-se porque você sente isso, e tente melhorar esse ponto.

De uma maneira geral o ser humano funciona com a junção de três coisinhas bastante interessantes: Crença, Gatilho e Comportamento.

Na crença, você acredita que algo vai ser mais fácil ou talvez não faça tanto sentido agora, e por isso deixa aquilo pra depois. Porém, ATENÇÃO! Nós também procuramos fazer sempre aquilo que nos dá um prazer imediato e acabamos por esquecer aquilo que é um prazer de longo prazo. Se você colocar algo realmente importante em sua mente para mudar isso, será o grande ponto de partida. O que você realmente quer da sua vida?

Seja sincero e coloque em prática esse exercício, tenho certeza que isso vai ajudar nos próximos episódios dessa trilha fantástica que estamos começando agora.

*Acesse sua roda da vida no post: Como avaliar e mudar a sua vida – Roteiro de viagem 2018

Obs.: Deixe suas dúvidas e seus comentários abaixo, Ajudam muito na produção de um conteúdo mais rico e relevante pra você.

 

Quer se desafiar e trabalhar o seu autoconhecimento? Conheça a nossa Oficina: Sonhos e Objetivos de Vida, que trabalha o autoconhecimento e o seu planejamento pessoal clicando aqui e conheça também nossa fanpage.

Acesse e siga o  nosso perfil do facebook e no instagram, para acompanhar novidades e não esqueça de ler nossos outros textos feitos com todo o carinho para você aqui.

Wagner Souza – Sócio / Idealizador e gestor da Honoss, Consultor e Coach pessoal, profissional e de liderança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *