Ressignifique

Verdades sobre Enxergar o belo: Observe os detalhes!

Enxergar o Belo

Talvez você já tenha ouvido muitas vezes as palavras enxergar o belo ou suas variações, mas sabe o que ela significa? O que ela quer realmente dizer? Eu mesmo já a escutei em vários lugares, textos, frases, palestras e nunca dei a devida atenção, mas hoje consigo entender como algo muito importante em minha vida e quero passar um pouco disso para você.

Para algumas pessoas isso pode parecer um pouco chato e um pouco “fadinha”, como diria uma das minhas professoras que tive pelo caminho ao referir-se as coisas que parecem felizes demais ou meio utópicas, mas se você parar para analisar o que enxergar o belo realmente quer dizer e aplicar no seu dia a dia, verá que faz toda a diferença, sei por que fez toda na minha vida.

Temos o costume de correr demais e acabamos não vendo o tempo passar, infelizmente não de uma forma boa, não prestamos atenção em coisas importantes que estão ao nosso redor e deixamos nossas vidas passarem diante dos nossos olhos.

Já tentou parar por um segundo a noite e olhar para o céu? O que viu? Dependendo do dia e do clima você pode ter visto uma bela lua, estrelas, nuvens ou raios iluminando o céu negro. Percebeu os detalhes? São coisas belas que estão ao nosso redor, ao nosso alcance e que acabamos não percebendo, mas isso são só rápidos exemplos, se prestarmos atenção, podemos ver coisas maravilhosas que estão ao nosso lado.

 

Sabe o que é importante para a nossa qualidade de vida? Leia também o nosso artigo: 7 pontos importantes para você melhorar sua Qualidade de Vida.

 

Neste exato momento que escrevo, posso reparar ao meu lado esquerdo dois porta retratos, um com uma foto da minha família, meus pais e meu irmão, e outro com a foto da minha esposavejo o belo em todos eles, na aparência, nos sorrisos, nos sentimentos que tenho ao lembrar deles e de coisas que fizemos juntos. Olho um pouco para cima, para a parede a minha frente, e vejo uma série de post-its coloridos com diversas tarefas, fiz de uma forma que ficasse bonito de se ver.

Do meu lado direito tem o meu porta lápis, uma caneca que ganhei de casamento (muito bonita por sinal, sua alça tem o formato de uma guitarra azul, obrigado a quem me deu), meu mouse pad que tem o desenho da fita cassete Awesome Mix Vol. 2 (Sim, tema do filme Guardiões da Galáxia) e por aí vai, poderia ficar um bom tempo listando coisas, pois tudo tem sua beleza e sua história, em tudo podemos enxergar o belo e é bom explorarmos para descobrirmos o novo em algo que é às vezes tão rotineiro para nós.

Você pode tentar ver isso em tudo e nas pessoas que andam com você, já reparou nelas? Os olhos, o jeito de sorrir, falar e gesticular? As nuvens e o vento (gosto de mostrar para minha esposa como as vezes o céu azul e as nuvens parecem uma pintura a óleo, pelo menos na minha visão), os objetos e suas cores e texturas, sua cidade e como ela funciona, os sons, os cheiros, o seu corpo e sua forma de movimentar, até uma parede com um desenho… O que ela tem para contar?

São diversas coisas que se pararmos alguns segundos da nossa “correria” do dia a dia, podemos observar detalhes que farão nosso dia melhor, espantando um pouco, ou muito, o stress, a ansiedade, a tristeza e a depressão. Temos costume de achar tudo cinza e sem vida quando estamos nesses estados emocionais, mas tudo continua bonito, com cor e vida, nós que deixamos de perceber, o problema está em nós e em como enxergamos tudo.

Por isso tente ao máximo não deixar que coisas externas façam você parar de olhar tudo de belo que existe no seu dia e aproveite cada segundo, se ainda não faz isso, experimente fazer por um dia e veja o resultado que isso trará para sua saúde emocional e psíquica. Tente enxergar o belo.

Grande Abraço e busque os seus Sonhos!

 

Muito importante nós agirmos e realizarmos nossos sonhos: Leia também: É hora de agir e realizar  nossos Sonhos!

 

Conheça mais sobre a Honoss e nossa oficina clicando aqui e em visite nossa fanpage!

Leonardo Cruz – Leader, Professional e Personal Coach.