Descubra-se

Sobre a brevidade da vida – Os dias estão curtos?

Sobre a Brevidade da Vida

Sobre a brevidade da vida; É exatamente sobre isso que falaremos hoje. Um grande filósofo, chamado Sêneca criou um verdadeiro tratado sobre o tempo que temos em vida.

Essa verdadeira obra da humanidade é um dos textos mais conhecidos de toda a Antiguidade Latina. São cartas dirigidas a Paulino (identidade controversa), nas quais o sábio discorre sobre a natureza finita da vida humana.

O livro em si nos trás grandes reflexões sobre a forma como vivemos; gostaria, então, de ajudar você a refletir sobre sua vida, sobre como tem vivido e as escolhas que tem feito.

A vida não é curta

O primeiro ponto tratado no livro refere-se ao equivoco que temos ao dizer que a vida é curta.

“Não temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos uma grande parte dela.” – Sêneca

Estamos sempre falando a respeito da maneira como vivemos; muitas vezes, reclamando sobre o trabalho ou relacionamentos. Mas, é fato que tudo o que vivemos hoje, é apenas eco do que fizemos no passado.

Pense.

Se hoje você está passando por problemas financeiros, acredita que estaria melhor se tivesse planejado o que fazia com o seu dinheiro no passado?

Se hoje você tem tido problemas nos seus relacionamentos, acredita que poderia está melhor se tivesse inteligência emocional para lidar com eles?

Estamos a todo momento terceirizando nossas escolhas. Deixamos que o nosso patrão nos diga o que fazer, que nosso cônjuge interfira diretamente na forma como vivemos, entre vários outros exemplos.

E, com essa terceirização, deixamos de lado os nossos sonhos. Vivemos a vida de uma forma mecânica, as vezes, sem vontade ou sentido. É neste momento que falamos: Nossa! Já estamos no meio do ano!

Você pode gostar do nosso post: Onde há vontade, há um caminho – Seja o seu Caminho

Você só enxerga que estamos no meio do ano com esse espanto, pois não viu o tempo passar. Não estava vivendo, estava deixando que sua vida passasse. Estava deixando que suas escolhas fossem feitas por outras pessoas ou circunstâncias.

Se você quer discutir mais a respeito do tema, assista nosso webinar: Tempo – Você está vivendo ou passando pela vida?

Não estamos vivendo

Existe uma divisão, que nem sembre levamos em consideração. Essa divisão é entre a vida e o tempo.

O tempo está passando, não importa o que você faça, ele está além dos seus quereres. Mas a vida, é a única coisa real em você, só você pode decidir o que fará com ela, pois ela é sua responsabilidade. Mesmo que estivesse preso, seus pensamentos ainda seriam livres. Mas, você decide se entorpecer para não ver o tempo passar.

“Pequena é a parte da vida que vivemos.” – Homero

Passamos a maior parte da vida, apenas existindo, é isso que quer dizer.

Imagine que você subtraia os anos de vida que passou apenas existindo.

Imagine o tempo que passou investindo em outras pessoas, aquelas paixões momentâneas, que você doou grande parte do seu tempo com pensamentos e idealizações, ou mesmo ações que não se concretizaram. Subtraia também aqueles sofrimentos desnecessário, como brigas que não faziam sentido, ou situações que estavam além do seu querer, por exemplo.

E esse, acredito ser o pior. Subtraia aqueles tolos contentamentos, como aquelas atividades que não trazem nenhum bem, apenas gastam o seu tempo. A netflix, ou youtube, ou mesmo aquelas várias redes sociais que temos.

Muitas vezes ficamos rolando páginas e mais páginas, sem ter nenhum sentido ou propósito com aquilo. Perceba que nesse tempo ocioso você poderia estar dando um passo na direção dos seus sonhos. Mas, você escolheu existir e não,viver.

Para dar passos em direção aos seus sonhos participe da nossa oficina Seja o seu Caminho.

Oficina Seja o Seu Caminho

Gostaria também que imaginasse todas aquelas inúteis conversações. Sim, aquelas várias e várias horas de conversa sem sentido no facebook, whatsapp e por aí vai.

Agora responda: quanto tempo você viveu para si mesmo?

Não vivemos para sempre

É interessante que só percebemos que o tempo está passando, olhando para trás. Imaginamos de alguma maneira que o amanhã é prometido. Como se ele já existisse.

O tempo de fazer sua vida acontecer é agora, não amanhã. O amanhã não existe; e, ele só vai existir de acordo com as atitudes que tomar hoje. Caso contrário, será apenas uma consequência de atos impensados, como citei no caso das situações acima.

Já percebeu que todas as dietas, todos os estudos ou mesmo projetos que temos, vão começar na segunda-feira (claro, é apenas um modo genérico para dizer que é na grande maioria das pessoas). Por que fazemos isso?

“Você é jovem, a vida é longa

Há tempo para desperdiçar

Até que um dia você descobre

Que dez anos ficaram para trás

Ninguém te disse quando correr

Você perdeu o tiro de largada.” Time – Pink Floyd

Vivemos em uma sociedade onde as pessoas dão mais valor às aparências do que a vida de fato. Você não precisa ter o mesmo carro, mesma casa ou mesma vida das pessoas que assiste na televisão, ou vê na internet.

Você é livre para viver a vida que quiser. Por que temos essa obsessão em nos encaixarmos, de nos sentirmos aceitos? A vida é muito mais do que isso.

Quando perceber que os seus limites estão apenas em você mesmo, aí sim vai começar a viver.

Oficina Seja o Seu Caminho

Espero ter ajudado na sua reflexão. Desejo que a sua vida seja incrível, que você viva os seus sonhos e que não chegue ao final da vida com arrependimentos pelo que não fez.

Wagner Souza – Co-Idealizador do projeto Honoss.

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências para ressignificar vidas e negócios.Participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!