Descubra-se

Visualizar o futuro – Você age por medo ou por sonhos?

Visualizar o futuro

É evidente que planejamento começa com uma visão. Entender os seus próprios movimentos, influências e claro, sua personalidade te dará uma grande oportunidade de visualizar o futuro.

Mas, qual é o motivo disso? Já que estamos sempre “visualizando o futuro”?

Todos os dias recebemos notícias sobre a violência, os crimes de colarinho branco, a economia, política e tantas outras coisas. A mídia parece não se importar em passar coisas boas, pois o que vende é realmente o ultrajante.

O motivo é que estamos cada vez mais nos distanciando de nós mesmos. Compramos ideias de outras pessoas e do contexto ao nosso redor, temos medo do que passa na televisão e lemos nos jornais.

De alguma forma, pensamos que tudo que a mídia nos diz é verdade. Sei que não podemos simplesmente ignorar os fatos, mas já pensou no quanto isso tem influenciado os seus comportamentos?

Certa vez, em um ambiente que na época convivia, escutei de um homem: “As pessoas não deveriam ameaçar matar ninguém, pois aquele que é ameaçado toma coragem para fazer primeiro”.

O contexto é diferente, eu sei. Mas diante dos ânimos acalorados das pessoas que compram uma ideia como suas, enxergam ameaças como para si mesmos, estamos criando cidadãos que agem por medo e não por sonhos.

Qual é o futuro que isso nos reserva?

As pessoas estão esquecendo de suas próprias aspirações, seus sonhos e objetivos de vida para viver algo que ainda não é real.

Viver com medo do futuro não te levará a nada. Cabe a você fazer o melhor que puder com tudo aquilo que está ao seu alcance.

A grande verdade é que não importa se você mora no Brasil, no Chile ou nos EUA. Você precisa entender que a ética é sua, a responsabilidade de ser você mesmo, também é sua.

Se continuarmos assim, escutando tanto o que nos chega pelas mídias sociais, sem nos preocuparmos em olhar por outros ângulos, seremos pessoas que pensam que é aquilo que nos controla.

A economia está ruim, é por isso que não tenho emprego.

A criminalidade aumentou, por isso não posso sair na rua mais.

Não é esse o pensamento correto. Se a economia está ruim, não é esse o motivo por você estar sem emprego. O problema pode ser na forma que tem procurado emprego, ou mesmo no seu currículo. Já pensou nisso?

O mesmo acontece com a criminalidade. Se ela aumentou, o que pode fazer para sair fora dela, ou mesmo conseguir uma maior segurança?

Os medos nos paralisam, fazem com que a visualização do futuro não aconteça. Pessoas param no tempo, desistem dos seus sonhos pelo medo.

Visualizar o futuro. Isso ajuda?

Sei que as vezes não enxergamos solução para os problemas que nos assolam no dia a dia. Mas, pare por um instante, pense no que deseja para sua vida daqui 5 ou 10 anos.

Talvez você tenha se esquecido de como eram os seus sonhos. Talvez, aquela viajem que alargava seu sorriso, hoje já não faz parte dos seus planos.

Viver para pagar contas, com receio do amanhã não vai te fazer feliz.

Visualizar o futuro ajuda você a planejar como conquistá-lo. Mas é preciso se libertar dessas verdades na sua vida, que não são suas.

Me deixe fazer uma sugestão:

  • Pare de assistir aqueles jornais na TV aberta;
  • Esqueça os jornais impressos por um tempo;
  • Deixe aquelas pessoas que dizem que seus planos não vão dar certo;
  • Escreva num papel um sonho que quer realizar;
  • Escreva pelo menos 6 passos minuciosos que deixarão pelo menos um passo mais próximo desse sonho.

Sério, faça isso por pelo menos uma semana. Você vai ver o quanto sua forma de ver o mundo vai mudar!

Influências em nossas vidas

Se fizer isso, tenho certeza que vai entender o poder dessas influências na sua vida. Eu sinceramente gostaria de dizer que fazendo apenas isso vai mudar tudo. Mas ainda assim não vão.

Ao longo de toda sua vida, você viveu estes medos, estas inseguranças e por isso, hoje tem dado passos trôpegos por aí.

As vezes essas inseguranças estão criando amarras maiores do que você imagina, como por exemplo:

  • Não farei essa graduação pois não é o que dá dinheiro;
  • Gosto muito daquela menina, mas ela nunca daria “bola” pra mim;
  • Queria ter disciplina para estudar para o vestibular.

Estas são apenas algumas das “verdades” que podem ter mudado toda a sua vida.

Talvez agora você esteja estudando em uma graduação que não te traz felicidade, ou talvez nem esteja estudando.

Talvez você se arrependa até hoje por não ter tido coragem em chegar naquela pessoa. Talvez, hoje você se vê sozinho, ou em um relacionamento que não te complementa.

Imagine como seria se tivesse feito diferente, se não tivesse agido pelo medo, mas sim pelo desejo ou sonho. Como seria sua vida hoje?

Seria melhor?

Ressignificar

Não sei você hoje, mas eu já tive um momento em que não via nenhum significado ou sentido na minha vida.

Quando me vi assim, estava em uma situação extremamente hostil à visualização do meu futuro. De fato não conseguia ver uma saída.

É por isso que eu entendo se você estiver lendo esse texto e falando: “você não sabe da minha situação hoje”.

Mas também, é justamente por entender que te digo: RESSIGNIFIQUE!

A maior dádiva que temos é o presente. Todas as manhãs nos trazem infinitas possibilidades.

Porém, de nada adianta se você ficar apenas reclamando. Procure alternativas, se não consegue visualizar o futuro sozinho, procure a ajuda de alguém.

Se inscreva em um treinamento de desenvolvimento pessoal para ajudá-lo a enxergar essas possibilidades.

Definitivamente o que você não pode é usar o dia de hoje, o presente, para matar mais uma vez os seus sonhos.

Filosofia estoica

Os grandes filósofos estoicos como  Marco Aurélio, Sêneca, Epiteto e até mesmo a linha de raciocínio de Sidarta Gautama, todos traziam pensamentos que, na minha opinião, até hoje fazem todo o sentido.

Em resumo: Preocupe-se com o que está ao seu alcance.

Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar;
Coragem para modificar as que posso e sabedoria para distinguir a diferença. 

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, como diria o grande empreendedor brasileiro, Jorge Paulo Lemann. Então como sugestão: Sonhe grande… Faça planos e metas ambiciosas, mas nunca se esqueça de viver a verdade do momento, criando planos de como vai mudar aquela realidade.

Espero sinceramente ter ajudado. Espero que tenha entendido o poder das influências na sua vida e poder de visualizar o futuro da maneira correta.

Então, gostou do artigo? Coloque nos comentários abaixo suas visões de futuro, nos conte o que espera para sua vida daqui 5 ou 10 anos, compartilhe conosco.

Coloque suas dúvidas que ajudaremos a montar essa avaliação.

Wagner Souza – Co-Idealizador do projeto Honoss.

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências para ressignificar vidas e negócios.Participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!