Questione

Onde há vontade, há um caminho – Seja o seu Caminho

Vontade

O homem bloqueia a si próprio. Criamos heróis, homens que conquistaram mais do que nós (em uma área específica), não como inspiração, mas quase como seres inalcançáveis. Mas, o que temos de diferente deles? Falta-nos vontade e persistência para alcançar nossa própria glória.

Recentemente, estudando alguns textos filosóficos de Epicteto, Sêneca e assistindo algumas palestras da grande Lúcia Helena Galvão (Nova Acrópole), me trouxeram algumas reflexões. Claro, sinta-se a vontade em comentar o seu ponto de vista abaixo.

Estamos, hoje, criando uma sociedade débil. Um sociedade que falta compromisso, falta integridade e perpetua a mediocridade. Tudo isso, porque as pessoas não se questionam, aceitam as coisas como são, como foram ensinadas.

Até que ponto você tem colocado sua vontade em pauta? O que você quer de verdade para si mesmo?

A vida é como uma pedra de afiar. Ou ela te desgasta, ou ela te afia, depende do tipo de aço que você é feito – Autor desconhecido

Li, certa vez que o homem é a justa medida dos seus sonhos. Sua capacidade de realização tem tudo a ver com o tamanho dos seus sonhos. Porém, as pessoas não dizem por aí, mas os sonhos morrem; talvez assim, poderíamos dizer que o homem pode morrer em vida.

É incrível como temos pessoas que tem um corpo saudável, energia vital, gostos sobre algo e conhecimento para fazer os seus projetos acontecerem, mas não o fazem. E, como existem pessoas que talvez não tenham isso, ou pelo menos a maioria, mas conquistam os seus sonhos, como no caso de Stephen Hawking?

Talvez, a resposta para essa pergunta esteja na perseverança. Mas, é necessário saber até onde está tendo constância nos resultados, nos passos que tem dado. A constância só constrói algo quando se tem consciência, caso contrário, se torna mecânico. Como no caso de alguém que vai todos os dias fazer a mesma coisa em um mesmo emprego. Ou, está em um mesmo relacionamento, reclamando das mesmas coisas, dia após dia, esperando inutilmente a mudança que o outro precisa ter para “dar certo”.

Existe algo que te move, mas você não encontra essa resposta nas pessoas ou na mecanicidade do dia a dia. É importante, sempre que possível olhar para dentro, entender aquele incomodo que vivemos reclamando.

De nada adianta terceirizar sua responsabilidade. Se você enxerga algo errado, procure solucionar.

Há inúmeras formas de se entrar em problemas, mas existe apenas uma porta para sair de todos: a porta da vontade. Você é dono de suas ações; pode não controlar todos os seus pensamentos, mas é o único responsável pelo significado que cada pensamento tem em você.

A vida é mudança, mas deve ser feita com consciência. Não adianta você pensar em ter isso ou aquilo, sem antes se tornar a pessoa capaz de conquistar.

Se deseja algo em sua vida, aprimore-se todos os dias para conquistar.

Em nossas oficinas costumamos falar sobre a importância de empreender em sua própria vida. Muitas pessoas estão sendo funcionários dos outros em suas vidas. Deixando que outras pessoas controlem o seu tempo, seus desejos, suas histórias.

[Quero saber mais sobre a próxima turma da oficina presencial]

Desconfie das convenções sociais

Assuma sua maneira de pensar. Desperte desse entorpecimento causado pelos hábitos adotados sem reflexão.

Estávamos discutindo sobre isso no curso de filosofia. Como nós, seres humanos, de maneira geral, criamos mitos para explicar as coisas que nos acontecem.

Criamos, por convenção, uma ideia de que existe uma economia ruim e por isso o meu negócio não vai pra frente. Criamos a ideia de que é normal ter um relacionamento com constantes discussões e por isso não é tão ruim aquele relacionamento que me destrói todos os dias.

Espera; estas “verdades” precisam ser suas verdades?

Existe alguém, nesse contexto econômico brasileiro que tem conseguido superar a crise financeira? A resposta é sim! Então por que você não está conseguindo?

E não venha me dizer que é pela área em que a pessoa esteja atuando. Essa resposta demonstra apenas a sua pouca qualidade em resolver situações e, comprova por si só que você está achando mais respostas que embasam o seu fracasso do que procurando respostas para construir o seu sucesso.

O começo é difícil

O compromisso firme e ao mesmo tempo paciente de remover as crenças nocivas, nos confere pouco a pouco a habilidade de ver com mais clareza nossas próprias verdades, nossas próprias vontades.

Nada, externo, te impede de ser o melhor que puder ser; apenas você mesmo.

Muitas vezes, nossa pequeneza, através de nossos temores, desorientação pessoal nos deixa a mercê de nossos “heróis”. Mas, entenda que você pode ser essa mudança no mundo, você pode ser seu próprio herói.

Criamos a todo momento, maneiras de nos anular, como se fossemos vítimas das situações.

Imagine se, como citei acima, Stephen Hawking, tivesse deixado sua enfermidade parar sua vontade. Imagine se Wall Disney deixasse que todos os empecilhos e todas as pessoas que disseram que ele não conseguiria, se tornassem barreiras para a sua vontade.

Você não precisa desistir dos seus sonhos. Pelo contrário, você precisa persistir!

E, se você, hoje, não encontra saída, ou mesmo maneiras de se aprimorar para conquistá-los, venha para a nossa oficina de transformação pessoal. Te dou certeza que respostas você terá!

[Quero saber mais sobre a próxima turma da oficina presencial]

Mas, é importante também ser dito; e, falo isso para todos aqueles que participaram da oficina também: Não adianta saber o que deve ser feito, as respostas dentro de si, se você não vive pelos seus sonhos. Pratique a mudança, essa transformação pessoal todos os dias.

Liberte-se das verdades

Você não precisa provar nada pra ninguém, não precisa mostrar os seus resultados, você é o seu próprio juiz, juri e algoz. Então, se não está tendo resultados, entenda os motivos. Mas, certifique-se de que os motivos não sejam pelo comodismo, por cair na mesmice.

Exerça sua vontade, seu ímpeto e transforme-se na pessoa que quer ser.

Agora, se você sente a necessidade de desenvolver agora mesmo e tomar o controle da sua vida, participe da próxima imersão Seja o Seu Caminho.

Wagner Souza – Co-Idealizador do projeto Honoss.

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências para ressignificar vidas e negócios.Participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!