• Whatsapp (31) 99977-6004 | (31) 98934-8382

O Coache é a nova Mãe Diná

Dezembro 18, 2018
Posted in Questione
Dezembro 18, 2018 Wagner

O Coache é a nova Mãe Diná

O que esperar do mercado de trabalho, ou dos caminhos para se empreender no Brasil pelos próximos 10 anos? Ou, qual é o caminho do sucesso para minha vida? Para saber a resposta, consulte a Mãe Diná, ou contrate um Coache.

O Coaching em si não é uma profissão nova, não é algo inovador. O que é inovador de verdade é o profissional que consegue aplicar em sua metodologia, algo único, onde suas vivências trouxeram insights para ajudar o próximo, seja na sua vida ou nos seus empreendimentos.

Como já explicamos em vários artigos aqui no blog, o processo de Coaching, sendo Life ou Business é uma adaptação moderna da filosofia de Sócrates.

Mas, mesmo que tenha raízes nobres, devemos concordar que a profissão está extremamente banalizada.

Devemos, antes de tudo, considerar um efeito manada das coisas, principalmente em nossas bolhas sociais.

Existem pessoas que vão ter em suas redes sociais somente coisas boas com relação ao Coaching, enquanto outras, somente coisas ruins. Mas, o que é real nessa história?

Para se ter essa resposta vamos bater um grande CARIMBO de “SERÁ?” em tudo o que escutamos, e para isso se você ainda não escutou coisas ruins sobre a profissão, vai ler agora.

Metodologia

O processo de Coaching que é vendido hoje é uma metodologia para se desenvolver a consciência para um determinado assunto, que te ajude a tomar as melhores decisões. Ou, pelo menos deveria ser assim.

O que hoje muitos enxergam no Coaching é um monte de gente sem capacitação, fugindo da crise econômica e investindo numa formação rápida para ter rendimentos altos em pouco tempo.

Mas, de onde isso nasceu? É verdade que temos inúmeros Coaches (profissionais da área) que não sabem essa resposta.

Isso acontece porque tivemos um “boom” desses “profissionais” pela oferta milagrosa de uma vida cheia de luxos, regalias, trabalhando no seu próprio tempo, sem se esforçar tanto.

Vemos hoje em dia Coaches que fazem vídeos ostentando luxo, falando o que as pessoas devem fazer (de dentro de um carro), propositalmente orquestrado para fazer as pessoas o admirarem por isso.

Ou, vemos Coaches, que dizem ter a resposta certa para o que você deve ou não fazer da sua vida, se você o escutar, pois ele é um cara que descobriu O Segredo por ser um Jogador de Poker, foda!

Olha que eu ainda não falei daqueles que dizem que você precisa criar uma fórmula mágica onde vai seguir os 7 Passos do Sucesso, mas somente se aplicar a metodologia dele passo a passo.

Bom, o que eu quero te mostrar com isso?

Eles não sabem o que dizem

Tem muitos coaches que não sabem do que estão falando, que são apenas vítimas de um marketing bem elaborado que criou um efeito manada de pessoas buscando serem iguais aqueles que os persuadiu.

A metodologia que se usa não é apenas no processo com os clientes, mas algo que você cria demanda e oferta, logo temos Coaches de Coaches.

Existem sim, diretrizes para o Coache que o ajudarão a ser um excelente profissional para com os seus clientes. Mas, com toda certeza, não é FALANDO O QUE ELE DEVE FAZER, impondo a sua verdade, que vai se tornar esse profissional.

Se você tem um Coache que diz especificamente o que você deve fazer, DEMITA-O agora mesmo. Ou, se ele tiver acertando, pense na proposta de continuar, mas saiba que esse é um serviço de consultor.

Ele não é você, ele não viveu sua realidade, ele não pode te julgar e também não é o dono da verdade.

Promessas vazias

Mas, o que chama a atenção das pessoas são os resultados, então, se alguém promete resultados, é ouvido… E isso é tudo que essas pessoas, de má fé, precisam para começar a te persuadir.

Eu acredito que tudo é válido, você pode sim ter um excelente Coache que te ajude falando coisas que ele já passou. Mas, pesquise, saibam quem é ele, quais resultados efetivos ele teve e como obteve.

É muito fácil fazer uma palestra de mil pessoas (com um marketing robusto) e de lá tirar 4 ou 5 que tiveram resultados. Procure aqueles que não façam da sua vida um show, pois até isso é uma técnica para induzir você a falar o que eles querem.

Por exemplo, eu duvido que você voltaria atrás em algo que disse no calor do momento no meio de uma multidão de pessoas. É muito difícil fazer isso, pois você estaria dizendo a si mesmo que você é um mentiroso.

Não acredite no Coache

É incrível como temos pessoas generalistas, que pensam que tudo é igual, que todas as coisas que aconteceram em suas vidas vão acontecer com os outros também.

Também é algo inacreditável ver tantos empreendedores de palco, dizendo para as pessoas que É SÓ acreditar, ter força de vontade que vai dar certo. Não é somente isso, e é um pecado (que merece ser lastimado) muito grande quando alguém faz isso.

Cada pessoa tem uma realidade diferente da outra, viveu coisas que a transformaram em quem é hoje.

E, muitas vezes vemos um trabalhador que juntou 14 anos (ou mais) de economia do seu trabalho duro, para investir em algo que alguém disse que daria certo, milagrosamente, sendo que esse alguém não tem um milímetro de sua pele em risco.

Ou seja, se esse trabalhador investe e não vê o resultado que foi prometido, ele quem foi lesado, ele quem perde tudo, pois o outro não estava em risco na situação.

Sinceramente, chega a ser revoltante.

Mas, além de dizer que você não deve acreditar no Coache, digo também: “Não acredite naquele que diz que todo Coache é ruim”.

Os grandes sábios da humanidade

É provável que essa pessoa nunca tenha passado por um processo, mas repete aos quatro cantos do mundo, como um papagaio, o que sua bolha social diz. E fala isso como se fosse um grande “entendedor” do tema.

Mas, desse mesmo entendedor, existem vários em outras bolhas. Quando se tem um número muito grande de profissionais e a bolha estoura se torna chacota para aqueles que estão “consolidados”. Como por exemplo:

  • Administração – “Se não sabe o que fazer, faz administração”.
  • Psicologia – “Se sabe escutar os outros, se torna psicólogo”.
  • Direito – “Balança uma árvore que cai 20”.
  • Programador – “Todo mundo tem um sobrinho/primo/amigo que faz site”
  • Técnico em Segurança do Trabalho – “Claro! Toda empresa precisa de um”.
  • Ou, a grande gerra entre Arquitetos, Engenheiros e Designers.

Não estou dizendo que nenhuma delas seja isso. Estou apenas mostrando que se procura profissionais ruins, vai encontrar, pois em todo lugar existem aqueles grandes sábios da humanidade.

Duvide dessas pessoas, pois tudo está em constante mudança. É ilógico falar que algo é isso, definitivamente e pronto, acabou.

Por isso propus esse grande CARIMBO de dúvida no tema. Queremos apenas abrir seus olhos, que você saiba o que procurar para não ser enganado… E, para não ser um daqueles “grandes sábios da humanidade”, que não sabem de nada, mas têm atenção dos tolos e papagaios para repetir suas palavras.

Temos mais respostas do que perguntas

Todo mundo hoje é especialista em algo, como se isso dissesse que ele tem todas as respostas do universo. Então, aquele que fala com convicção é tido como o intelectual, o sábio.

Assim como aquele que está vestido com um jaleco branco em um hospital é a autoridade. Tudo é aparência e muitas vezes são essas aparências que compram sua confiança.

E falando sobre autoridade, voltamos às origens do Coach. Mas, vamos além da produção universitária que temos hoje. Você já ouviu falar em Maiêutica?

Sócrates, um dos maiores filósofos da humanidade, acreditava que todo conhecimento é latente na mente humana. Visto que todo esse conhecimento só pode ser viabilizado se entendermos quem somos, primeiro. 

Ou seja, você sabe quais são suas inclinações?

O que te faz acreditar ou duvidar de algo ou alguém?

Você sabe quais foram os significados emocionais que teve até aqui para moldar a sua forma de pensar?

Quando você finalmente descobre isso, neste momento você estará pronto para criticar sua própria realidade e levar às perguntas corretas. Então, a Maiêutica é um estímulo com perguntas críticas que o levam a entender sua realidade, seu modo de pensar e assim encontrar as respostas, suas respostas.

Isso é o Processo de Coaching em sua essência. A única diferença é que o Processo de Coaching tem um objetivo muito claro, desde o início, enquanto a maiêutica é uma metodologia aberta.

Então, todo Coache é ruim?

Se você prestou atenção à leitura até aqui, sabe que a resposta é um sonoro: Claro que não! 

Existem profissionais e profissionais. Assim como em qualquer área, o que precisa fazer é saber garimpar. 

Procure fazer uma primeira sessão gratuita para entender como funciona o processo daquele profissional e se ele pode te ajudar. 

Definitivamente a vida não é uma caixa, quadrada, onde nada muda. Na verdade, está tudo mudando e a todo momento, se você não aprende a mudar, com certeza vai ser um dos que ficarão para trás.

Então, gostou do artigo? Coloque nos comentários abaixo suas visões sobre o tema, vamos discutir! A discussão saudável ajuda muito na elucidação dos temas.

E não se esqueça de compartilhar esse artigo, precisamos de mais luz no conhecimento. CHEGA de pessoas querendo lucrar em cima da ignorância alheia, precisamos de mais humanidade, todos podemos nos ajudar.

Desejo a você tudo de bom, um forte abraço e até o próximo encontro.

Wagner Souza – Co-Idealizador do projeto Honoss.

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências para ressignificar vidas e negócios.Participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!

,