• Whatsapp (31) 99977-6004 | (31) 99256-4647

Fisiologia – A postura que determina o campeão

Fevereiro 23, 2018
Posted in Descubra-se
Fevereiro 23, 2018 Wagner

Fisiologia – A postura que determina o campeão

Foto de Peter Nestler.

Olá! Aqui é o Wagner e dessa vez vou conversar com você sobre um tema que na minha opinião produz mudanças efetivas na sua vida, se colocar em prática, o tema é fisiologia.

Antes de mais nada, tudo bem com você? Espero que sim, também espero que o nosso conteúdo aqui no blog esteja trazendo insights interessantes para a sua vida, proporcionando pensamentos de mudanças e claro, trazendo qualidade de vida.

Se você tem o interesse em outros posts como esse, vale a pena conferir o artigo: Sorte, azar ou destino: assuma o controle da sua vida.

Bom, sem mais delongas, vamos ao assunto que interessa.

Se me acompanha a mais tempo pessoalmente ou aqui nos outros artigos, deve ter percebido que sou um leitor voraz de conteúdos sobre os temas de comportamento, autoconhecimento e desenvolvimento humano, tenho sempre na cabeceira da minha cama, pelo menos um livro sobre o tema.

Um dos livros em minha cabeceira nesse final de semana era do Anthony Robbins, e em uma parte do livro falava sobre um assunto muito interessante, fisiologia, não somente pelo meu interesse pessoal, mas por ser um tema que tem sido muito discutido, principalmente pelo alto índice de pessoas que estão desenvolvendo depressão. Então, decidi juntar com outras ideias, pensamentos e livros que já li pra montar esse conteúdo pra você.

Mas, antes preciso mostrar algumas coisas pra você. Já observou que em vários jogos de equipe, como vôlei, basquete ou futebol, o time vencedor, em muitos casos, não é o melhor tecnicamente, muito menos o maior prestigiado?

Por que a seleção brasileira perdeu de 7 x 1 para a Alemanha na copa do mundo sediada no Brasil em 2014? Será que tem alguma coisa a ver com o assunto de fisiologia?

A resposta é: claro que tem.

Sempre dizem que o jogo é mais difícil quando se está no campo do adversário, isso acontece porque a torcida influencia muito no sentimento de vitória do time em campo. Porém, por mais que nossa seleção estivesse em casa, aconteceu algo semelhante ao que acontece nas lutas de MMA, aquele que sangra primeiro, sente a derrota.

E foi exatamente isso que aconteceu com o Brasil, quando tomou o primeiro gol, aquilo era tranquilo, algo normal, mas depois de 2, 3 ou 4 gols, nem mesmo os torcedores sentiam a vitória, muitos desligaram a TV e nem quiseram assistir ao final do jogo. O time em campo então, era nítido que estavam apenas querendo terminar com a partida logo.

Uma pequena observação sobre isso, você já se sentiu assim? As vezes quando as coisas não saem como o esperado, você quer apenas terminar aquilo logo?

Já ouviu falar no time de Rugby da Nova Zelândia, All Blacks?

Vou apenas te mostrar como eles entram em campo, daí você tira suas próprias conclusões sobre o resultado desse jogo, veja a fisiologia deles e a fisiologia dos seus adversários. Repare nas posições de mãos, como eles olham para os seus adversários e tente pensar em sua reação ao estar frente a frente com esse time, com certeza além deles se prepararem pra vencer demonstrando sua certeza, iriam também te abalar.

Curiosidade: Essa é uma dança de guerra do povo aborígene Maori, chama-se Haka, um canto de preparação para a batalha. É um canto que prepara o corpo e a mente para apenas uma coisa: vitória!

Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado – Filosofia do Sucesso

Estamos sempre falando sobre o que determinaria o seu futuro de sucesso e quase sempre chegamos ao tema comportamento. Mas antes dos seus comportamentos, estão as suas crenças (pensamentos, imagens, diálogos internos). Estas crenças determinam a sua fisiologia, que é basicamente a sua comunicação externa. o que você tem comunicado para as pessoas ao seu redor?

Pare por um minuto a leitura e sinta o seu corpo agora. Como está o seu semblante, a sua postura? Qual é o sentimento que tem agora?

Mudar de uma fisiologia corporal (comunicação não verbal) sem expressão e sem energia para uma fisiologia corporal vitoriosa e plena é, provavelmente, a mais poderosa ferramenta para acessarmos nossos melhores recursos e estados. – Paulo Vieira

Quando alguém se tranca no quarto, apaga a luz, fecha as cortinas, coloca uma música melancólica e deita na cama em posição fetal, seu corpo produzirá neuro-hormônios coerentes com essa atitude.

Faça um teste você mesmo, tente fazer o que descrevi acima e tente se sentir feliz. É quase impossível!

O corpo humano busca ser sempre congruente, se a sua fisiologia produz um estado de preguiça, onde seus ombros estão pra baixo, sua voz está baixa, com certeza você não quererá fazer nada. Pois é uma fisiologia de derrota você não sente que fará algo bem feito.

A depressão se constrói dia a dia com o uso frequente de uma comunicação de derrota, acrescidos por suas crenças e pensamentos de tristeza, vitimização e palavras negativas que circulam em sua cabeça.

É um vai e vem, o seu corpo produz o que sua cabeça acredita, assim como sua cabeça produz pensamentos de acordo com o que o seu corpo comunica.

Experimente agora mesmo, se levantar, olhar para os céus, dar um sorriso, abrir os braços e se sentir poderoso(a). Experimente, de verdade.

Sinta que a sua energia vai mudar, que você terá vontade de fazer as coisas que precisam ser feitas. Os seus pensamentos começam a dizer que você pode, que você é um vencedor.

Em uma das oficinas – não chamamos de curso, pois é algo que é feito na prática – da Honoss sempre colocamos os participantes pra cima, não porque é uma oficina motivacional, de forma alguma, tudo o que passamos tem base teórica e prática, capaz de mudar suas crenças, pensamentos e fisiologia.

É uma experiência incrível ver as pessoas se sentirem poderosas, capazes de mudar sua própria vida, sentirem donos de suas próprias histórias e não mais vítimas das circunstâncias.

Leia também o artigo: Escolha – Quer ter sucesso? Seu futuro depende dessa escolha!

Tudo o que comunicamos produz resultados.

Antes de entrar em uma entrevista de emprego, apresentação do seu produto a um novo cliente, apresentação de um trabalho de faculdade ou mesmo encontrar aquela pessoa amada. Certifique-se de que sua postura comunica sucesso, felicidade e energia positiva.

Ombros e cabeça erguidos, certifique que seu tórax esteja cheio de ar, olhos altivos, com um belo sorriso nos lábios, que seus passos sejam firmes e confiantes. E vá em direção a uma experiência incrível!

Bom, chegamos ao final de mais um estudo. Como foram muitos pontos que estudei para desenvolver esse artigo, vou separar em outros posts pra não ficar muito extenso – apesar de que ficou, mesmo assim… rsrs.

Um forte abraço, até a nossa próxima conversa!

Deixe suas dúvidas e seus comentários abaixo, ajudam muito na produção de um conteúdo mais rico e relevante pra você.

Acesse e siga o  nosso perfil do facebook e no instagram, para acompanhar novidades e não esqueça de ler nossos outros textos feitos com todo o carinho para você aqui.

Wagner Souza – Sócio / Idealizador e gestor da Honoss, Consultor e Coach pessoal, profissional e de liderança

 

, , , , ,