• Whatsapp (31) 99977-6004 | (31) 98934-8382

Como a Resiliência é importante em nossas vidas.

Agosto 25, 2017
Agosto 25, 2017 Leonardo Cruz

Como a Resiliência é importante em nossas vidas.

Existem muitas dificuldades e obstáculos em nosso caminho e se quisermos fazer algo diferente, mudar o que achamos necessário, devemos seguir em frente sem ceder e a Resiliência tem um grande papel em tudo isso. Existem alguns significados no dicionário para essa palavra e já podemos analisar a sua importância segundo a definição advinda da física.

“Propriedade ou capacidade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação”.

É fácil traçar um paralelo com as nossas vidas e entender porque essa palavra é tão usada para descrever como devemos nos comportar em nosso dia a dia ou perante as dificuldades que encontramos em nosso caminho, por isso eu digo: Seja Resiliente.

Trazendo mais ainda para a nossa realidade cotidiana, resiliência pode ser conceituada como a capacidade de lidarmos com nossos próprios problemas ultrapassando obstáculos impostos e vencendo as dificuldades sem ceder à pressão, se “cairmos” por algum motivo, devemos ter a força para recuperar nossa forma original nos reerguendo e continuando em frente.
A resiliência no âmbito pessoal é necessária e no profissional é muito requisitada, pois com ela vem a capacidade de se adaptar as mudanças, de retomar o seu estado emocional e mental diante de situações adversas, de não desistir de algo e ter determinação.

Não é algo fácil, mas é possível lidar com isso.

É normal não sabermos lidar ou gerenciar da melhor forma as nossas emoções e pensamentos, um tópico que já discutimos aqui no texto sobre qualidade de vida. Às vezes não conseguimos lidar com a pressão quando estamos enfrentando algo crítico ou até mesmo lidar com a perda que uma atitude possa vir a causar, assim, acabamos não tendo a determinação necessária para prosseguir e desistimos sem lutar ou tentar novamente, mesmo que a “chegada” esteja diante de nossos olhos. Isso é algo que devemos aprender com o tempo e com a nossa força de vontade, iniciando essa estrada através do autoconhecimento.

O autoconhecimento é muito importante para o ser humano e é o primeiro passo para desenvolver a resiliência. Conhecer quais são os seus limites, quais são os seus pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria, quais ações e comportamentos seus que o atrapalham e o tanto e a forma que você permite que os outros o machuquem. Saber essas e outras informações sobre você mesmo podem ajudá-lo a passar por momentos difíceis, aprendendo a receber e analisar críticas, duvidando delas ou aceitando conforme a situação, tomando decisões pensando antes de agir e fazendo-o mais forte para que a sua determinação não escape pelos dedos.

 

Veja também nosso textos sobre o que significa Enxergar o Belo: Verdades sobre Enxergar o Belo: Observe os detalhes!

 

A vida sempre nos trará provas, cabe a nós, sabermos como passar por elas e mostrar que podemos ser mais fortes do que imaginamos.

O que achou do texto? Comente o que acha sobre a resiliência e o que ela impacta em sua vida. Não esqueça de ler nossos outros textos e saber mais sobre nosso projeto da Oficina Sonhos e Objetivos de Vida

Visite também nossa Fanpage.

Muito obrigado e grande abraço.

Leonardo Cruz – Leader, Professional e Personal Coach.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *