• Whatsapp (31) 99977-6004 | (31) 99256-4647

O incrível poder supremo da ignorância no mundo

Agosto 27, 2018
Posted in Questione
Agosto 27, 2018 Wagner

O incrível poder supremo da ignorância no mundo

O que é ignorância? Muitas pessoas atribuem um significado pejorativo a essa palavra, muitas vezes utilizando-a como um xingamento ou humilhação.

Ignorância é apenas um estado, temporário – isso é válido ressaltar -, de quem não está a par de um assunto específico.

Agora, vamos falar sobre um grande ser humano que revolucionou eras a partir da ignorância, Sócrates.

Sócrates é tido, até hoje, como um dos homens mais sábios de toda humanidade. Detalhe que uma frase, intrigante e bastante famosa atribuída a ele é: Só sei que nada sei.

Enquanto todos os grandes “mestres” de sua era estavam preocupados em mostrar sua sabedoria, Sócrates foi pelo lado oposto, expressando publicamente sua ignorância.

A ignorância atemporal

É importante entendermos que quanto mais sabemos, ou pensamos que sabemos, menos espaço temos para aprender coisas novas.

Estamos hoje, cheios de verdades absolutas, como se soubéssemos a origem e o fim de todas as coisas. O mundo está mudando e junto com ele, nós também estamos.

Não somos, de forma alguma, seres individuais. Somos a média das pessoas ao nosso redor, somos influenciados pelos pensamentos e trejeitos daqueles que estão ao nosso redor; do mesmo modo somos influenciados pelo ambiente.

Sempre seremos ignorantes sobre algo, isso é absolutamente normal. Anormal seria se cultivássemos a ideia de que somos sábios e que todas as nossas verdades são reais.

Tudo o que vivemos hoje são apenas MEIO, não FIM. Mas, o que há dentro de nós, nossos propósitos que ditarão o movimento necessário para nos sentirmos bem conosco.

Aceite o fato de que o autoconhecimento é sua maior busca. Quanto mais se conhecer melhor conseguirá lidar com as pessoas ao seu redor, com o ambiente e consigo mesmo. É uma busca sem fim, mas que cada passo nesse caminho interior te dará mais sabedoria em dar os passos aqui fora, no mundo “real”, de acordo com os seus objetivos.

A ignorância da mudança

Já vi tantas vezes uma imagem sendo compartilhada, sobre uma lagarta conversando com uma borboleta e dizendo: “você está diferente”. Vou colocá-la aqui, mas não tem o intuito de falar especificamente do processo de coaching, como fala na imagem.

Ignorância da vida

Você pode encontrar N maneiras diferentes para evoluir, para amadurecer, mudar. O Coaching é uma delas, claro. Mas é essencial que você entenda que a mudança vem de dentro, vem do seu querer se movimentar.

Com essa imagem, parece tudo tão fácil. Pois tem essa pegada mais alusiva, como algo simples e talvez, infantil.

Mas é importante que você saiba que não é bem assim.

O movimento da mudança

É um processo, que não vai ser fácil – é importante dizer -, mas que dará grandes resultados. Você vai passar por grandes transformações ao aceitar sua própria ignorância.

Aquela antiga verdade que você tinha, que seus movimentos eram limitados, rasteiros e atrasados, será substituída por uma nova verdade, que agora você poderá voar. Claro, você tem que ter uma base pra isso, caso contrário será apenas um salto no abismo, sem asas.

Aceitar que você não está completo, que você é um ser em constante transformação, vai finalmente estabelecer um padrão de comportamento de evolução.

Veja também o nosso texto: Sobre a brevidade da vida – Os dias estão curtos?

É incrível como tem tantas pessoas que dizem: “Eu escuto os outro”, “Sou uma pessoa tranquila e centrada”, “sou uma pessoa que busca evoluir”, entre tantas outras frases; sendo que são apenas palavras vazias jogadas ao vento, sem importância. O que importa mesmo é sua atitude interior. Essas mudanças são perceptíveis aos olhos daqueles que estão ao seu redor.

Não perca seu tempo tentando provar às pessoas sua mudança. Ela é sua, somente sua.

A ignorância gera aprendizado

Por vezes acreditamos que estamos sendo punidos ou abençoados por algo, ignorando o fato de que temos uma ação efetiva naquilo que nos acontece.

Independente da sua crença religiosa, tenho certeza que nunca se tratou apenas de deixar as coisas nas mãos dessa divindade. Você pode mudar os seus comportamentos, pode aprender com suas emoções e aprender a aceitar que existem coisas que você muda e coisas que você não muda. Então, concentre-se naquelas que você tem poder de mudança.

Se alguém que você ama está enfermo, entenda que todas as pessoas um dia se vão. Mas o que você faz desde o primeiro dia que você colocou seus olhos nessa pessoa até o último dia, são escolhas que só você pode fazer.

Aprenda que cada um tem sua verdade e não tem importância se alguém não acredita no que você acredita. Essa pode ser uma excelente oportunidade para conhecer melhor algo que você ainda não viu tão de perto.

Aproveite o tempo, ele é o seu bem mais precioso. Pode ser algo clichê, mas é uma das verdades que tenho cultivado com mais frequência e não tenho palavras para descrever como isso muda tudo. 

Se você quer discutir mais a respeito do tema, assista nosso webinar: Tempo – Você está vivendo ou passando pela vida?

Você se torna uma pessoa melhor para você mesmo. Se cobra na medida certa!

A ignorância do propósito

Quantos dizem: “preciso me cobrar menos”? É uma frase muito comum nos tempos atuais.

Mas, qual é o seu critério de cobrança? Se o seu critério de cobrança for o cansaço, me desculpe, sinto lhe dizer mas isso é apenas uma desculpa. 

O cobrar mais ou menos sobre os seus esforços, não deve ser ditado pelo cansaço. No processo de mudança por muitas vezes você vai se cansar, vai perder amigos que não compartilham dos mesmos ideais, vai priorizar tempo com pessoas e atividades que lhes são mais caras.

Esse critério de esforço deve vir apenas do seu propósito

Qual é o seu propósito? Dependendo do tamanho, você terá que se desenvolver mais, com certeza. 

Não ignore o fato dessas influências que recebe todos os dias. Não ignore o fato de que a vida é sua, não das pessoas que dizem isso ou aquilo para você.

Em resumo, você não precisa saber de tudo. Não precisa entender essa palavra (ignorância) de forma pejorativa. 

A ignorância pode ser um excelente ponto de partida para o desenvolvimento, você só precisa dar um novo significado a isso na sua vida.

Quando perceber que os seus limites estão apenas em você mesmo, aí sim vai começar a viver.

Oficina Seja o Seu Caminho

Espero ter ajudado na sua reflexão. Desejo que a sua vida seja incrível, que você viva os seus sonhos e que não chegue ao final da vida com arrependimentos pelo que não fez.

Wagner Souza – Co-Idealizador do projeto Honoss.

Conheça mais sobre nossas oficinas que proporcionam experiências para ressignificar vidas e negócios.Participe desse movimento de desenvolvimento clicando aqui! Acompanhe também o nosso facebook e Instagram para saber mais sobre nosso trabalho e venha conosco!