• Whatsapp (31) 99977-6004 | (31) 99256-4647

Quais as desculpas você dá para si mesmo?

Setembro 13, 2018
Posted in Questione
Setembro 13, 2018 Honoss

Quais as desculpas você dá para si mesmo?

Em nossas vidas deparamos com diversas situações que demandam mais da nossa atenção, momentos realmente difíceis que nos desgastam e nos testam, mas muitas pessoas deixam de encarar de frente esses instantes mesmo no fundo tendo condições e/ou habilidades suficientes para passar por aquilo e acabam inventando desculpas para si mesmas que as atrapalham a dar um passo rumo aos seus objetivos e sonhos. E você? Quais desculpas vem dando para si mesmo?

Você já parou para perceber quantas coisas contraditórias acontecem ao seu redor relacionadas aos comportamentos das pessoas? Já parou para reparar nos seus próprios? Quantas vezes viu ou deu uma desculpa para não fazer algo, seja gastar o seu tempo, dinheiro ou energia em algo que se você parasse para pensar bem, poderia trazer um grande ganho para a sua vida, e acabou logo depois gastando o mesmo em outra coisa que não era tão relevante?

Se percebeu isso, saiba que em alguns momentos temos que analisar o que é realmente importante em nossas vidas, pois isso pode começar a acontecer de forma inconsciente tornando-se uma autossabotagem. Agora se você nunca percebeu isso, tome cuidado redobrado, pois provavelmente esteja fazendo sem perceber. Quantas oportunidades de crescimento em alguma área da sua vida você já não deve ter perdido por causa disso?

Inventar essas desculpas para as pessoas não dá impacto para elas, às vezes o maior impacto é em você mesmo, por estar deixando algo importante para a sua vida de lado. Preste atenção nisso, pois como diria Renato russo em sua música Quase sem querer.

Mentir para si mesmo e sempre a pior mentira.

Existem vários motivos que nos fazem chegar a essas desculpas: falta de conhecimento e/ou autoconhecimento, procrastinação, não estar enxergando o que realmente importa, estar muito atarefado e desorganizado, não aceitar opiniões, dentre outras. O importante é se questionar sempre sobre esses momentos, muitas vezes “a vida” coloca uma decisão na sua frente, como portas, e naquele exato momento ela cobra uma atitude sua, algo que pode mudar muita coisa e que pode trazer muitos frutos, talvez a médio ou longo prazo, mas será algo ótimo e você deixa passar. Será que está dando as prioridades corretas? Pense nisso.

Separamos no vídeo abaixo três desculpas que ouvimos muito no dia-a-dia e tenho certeza que você já deu alguma delas. Veja um breve resumo/introdução.

1.Dizer que não tem tempo

Algo muito dito por aí. Quem nunca disse que não tinha tempo e depois não se pegou perdendo horas na internet, no celular e assistindo vídeos. Ou disse que não tinha tempo deixando exatamente o que iria ajudá-lo com isso de lado.

Todos temos vinte e quatro horas no dia e podemos aplicar várias ideias e ferramentas para administrá-lo melhor. O que faz a sensação do tempo passar rápido, muitas vezes é o tanto de tarefas e a forma desorganizada que fazemos.

Veja mais no vídeo abaixo.

2. Dizer que não tem dinheiro.

Clássico, talvez a resposta padrão. Mas não se engane, já vi diversos casos de pessoas que poderiam resolver muitos dos seus problemas darem essa desculpa, mas depois gastarem dinheiro com algo que não iria trazer o mesmo benefício. Não estamos aqui para julgar, mas para fazer você pensar sobre isso. Será mesmo que é a falta de dinheiro que o faz não ir para frente?

Como você poderia se organizar melhor quanto a isso? O que poderia fazer de diferente? Poderia ter outras opções? Poderia investir algo para resolver esse problema de uma vez por todas?

Damos vários exemplos e discutimos isso no vídeo.

3. Dizer que a culpa não é minha.

Culpa é uma palavra forte, quando falamos de culpa é sobre responsabilidade. Acabamos terceirizando muitas coisas em nossas vidas sendo que, na maior parte das vezes, o fato de estar acontecendo algo é responsabilidade nossa, por causa de decisões que tomamos ou deixamos de tomar ( o que também é uma decisão).

Jogamos muitas vezes a culpa na economia, no nosso tempo que não temos, nos pais, no conjugue. Mas o que estamos fazendo? O que faz para melhorar? Procura algo para o seu crescimento?

Veja o vídeo abaixo e nos dê a sua opinião. Não esqueça de curtir e assinar o nosso canal para ver mais dos nossos conteúdos!

Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook e Instagram, Youtube e conheça mais sobre nossa oficinas!

Leonardo Cruz – Cientista do Comportamento Humano: Coach de Liderança, pessoal e profissional; Gestor de Projetos e Negócios; Programador em Pnl;  Empreendedor e entusiasta da Filosofia

, , , , , , , ,