• Whatsapp (31) 99977-6004 | (31) 98934-8382

Ressignificar Para Mudar Suas Perspectivas

Janeiro 21, 2019
Posted in Questione
Janeiro 21, 2019 Wagner

Ressignificar Para Mudar Suas Perspectivas

O que difere uma pessoa que conquista seus objetivos, da pessoa que não conquista? Cada vez mais escutamos “motivadores” aos berros nas redes sociais falando que a resposta é: FOCO!

Mas, focar aonde? O que muitos não entendem é que cada pessoa tem uma vida diferente da outra (parece tão óbvio né?). Cada um de nós vivemos experiências únicas que moldaram nossa maneira de pensar e agir.

Chega a ser ridículo pedir que as pessoas sejam obstinadas, fortes, focadas e resilientes, como se essa fosse a resposta definitiva de todos os problemas.

Eu concordo que o ponto em comum entre as pessoas que conquistam é essa capacidade de focar e transformar sua própria vida. Mas, existem tantas coisas que vem antes disso. Existe tanto para se aprender, antes de se propôr a esse foco “cego”.

Palestras motivacionais, claro fazem sentido. Mas, para muitos pode ser mais prejudicial e trazer ainda mais dúvidas do que de fato respostas.

Livros de autoajuda é o mesmo caso. Muitos deles deixaram de ser “Autoajuda” e se transformaram mais em livros de aconselhamento, que trazem todas as respostas que precisa para uma vida “feliz”.

Mas, esse conceito de felicidade é de acordo com quem?

Se você deseja mudanças, se deseja respostas, antes de tudo precisa se conhecer. Entenda suas inclinações de personalidade, entenda suas crenças, seus valores, saiba o que te moldou até aqui e como isso ocorreu.

Afinal de contas, para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

“Bichano de Cheshire”, começou, muito tímida, pois não estava nada certa que esse nome iria agradá-lo; mas ele só abriu um pouco mais o sorriso. “Bom, até agora ele está satisfeito”, pensou e continuou: “Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?”

“Depende bastante de para onde quer ir”, respondeu o Gato.

“Não me importa muito para aonde”, disse Alice.

“Então não importa que caminho tome”, disse o Gato.

“Contanto que eu chegue a algum lugar”, acrescentou à guisa de explicação.

“Oh, isso certamente vai conseguir”, afirmou o Gato.

Alice no País das Maravilhas ilustra muito bem essa busca por algo que não se sabe o quê, no momento de sabe-se lá quando.

Eu sei que você busca mudança, que busca sair da situação que se encontra hoje. Todos buscamos!

A grande dádiva da condição humana é a insatisfação ao comodismo. Porém, as vezes, pela criação, ou mesmo por tantas porradas que a vida lhe deu, você permanece de joelhos.

No que digo de joelhos quer dizer aguentar um emprego que não gosta, tolerar pessoas que não fazem sentido ou que de alguma forma atrapalham sua vida e tiram sua paz.

E claro, esse ato de se manter de joelhos significa morte aos seus sonhos.

Então agora eu lhe digo: aonde focar?

A resposta está sempre em si mesmo. Foque em se conhecer antes de tudo, se entenda como pessoa, se entenda como empreendedor ou mesmo profissional.

Viva uma vida com propósito, mesmo que esse propósito seja se conhecer.

Você já ouviu falar em Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é uma verdadeira arte em aprender, todos os dias, a lidar consigo mesmo e suas próprias emoções.

Tudo que existe em sua vida hoje tem um motivo, um porquê. Se você escolheu a pessoa que está com você hoje tem um motivo, se está no emprego hoje também tem um motivo.

Acredite, absolutamente tudo que você vive tem ligação direta aos seus significados emocionais

Porém, muitas vezes não os entendemos.

Pensamos que o estresse, por exemplo, é normal e não nos damos conta de que ele teve um motivo; alguma palavra que no passado te machucava e que voltou, ou mesmo o sentimento que alguma vez você deu um significado a ele e agora ele volta para te assombrar.

Entender a si mesmo é definitivamente a melhor arma para se conquistar o que se deseja. Somente a partir desse ponto você estará pronto para buscar os seus objetivos… E, só então focar neles! 

Uma Sociedade de Migalhas

Nestes muitos anos trabalhando com Inteligência Emocional e Comportamento Humano, vejo algo que se torna cada vez mais nítido: suas influências moldam sua personalidade.

E algo bastante curioso a respeito dessas influências é que muitas vezes vejo pessoas que querem mudanças, mas não estão dispostas a pagar o preço.

Esse preço, muitas vezes é se afastar de pessoas que te deixam para baixo, de um emprego que te massacra todos os dias. Mas, definitivamente o maior preço de todos e que a maioria não quer pagar é o preço de ser novamente um aprendiz.

A sociedade sempre cobra respostas, cobra que seja forte, que seja determinado e não aceita que tenha dúvidas.

O grande problema disso é que ela te dá uma migalha e faz você defender aquela migalha a todo custo e, muitas vezes você não procurará ajuda por pensar que é algo ruim ou que “não dá certo”.

Mas, quando se sentir assim, saiba que este é o momento exato para se Desconstruir. Questionar e Ressignificar tudo aquilo que tem mantido você parado no tempo.

(Des)Construa Você e Seja O Seu Caminho!

Essa oficina existe para ajudar pessoas que muitas vezes sentem-se perdidas e incomodadas com o que sentem e fazem, a mudarem percepções, significados emocionais e a dar os primeiros passos rumo a sua estratégia de mudança!

Não Aceite Migalhas, Faça Suas Escolhas

Você não precisa ter a mesma situação repetindo todos os dias da sua vida. Essa é a sua escolha e se abrir para uma nova visão é essencial para promover a mudança.

Não aceite essa vida de migalhas, você pode e merece muito mais!

Você merece uma vida com propósito, que te dê satisfação e felicidade todos os dias!

Você merece um relacionamento que te faça sorrir, que tenha companheirismo e apoio!

Você merece um trabalho digno e humano, que não cobre que você seja uma máquina sem sentimentos!

Você merece sonhar e conquistar os seus sonhos!

Wagner Souza

Apaixonado pelos significados da vida, encontrou na filosofia uma forma de ajudar aqueles que desejam ser pessoas melhores.

Iniciou sua carreira na área de Tecnologia e Inovação, mais tarde se tornou mentor em desenvolvimento de Negócios. Hoje é um Cientista do Comportamento e especialista em Gestão de Projetos, é experiente na aplicação de estratégias para o desenvolvimento da Inteligência Emocional e despertar da consciência.

Idealizador da Hono’ss. Já levou a Filosofia de Ressignificar para empreendimentos e vidas através de consultorias, oficinas e palestras ao longo do Sudeste e Sul do Brasil.

, , , ,