• Whatsapp (31) 99977-6004 | (31) 98934-8382

Lições de Vida de Um Viking #1 – Aliados na Batalha!

Fevereiro 9, 2019
Fevereiro 9, 2019 Wagner

Lições de Vida de Um Viking #1 – Aliados na Batalha!

Um estilo diferente de conteúdo se inicia hoje aqui na Hono’ss.

Quando o Léo e eu iniciamos o projeto Hono’ss, sempre fugimos muito daquele método convencional de explicar e aplicar os conceitos da Inteligência Emocional e do Comportamento Humano; que mesmo quando aplicado de forma convencional é perfeitamente claro que ajuda as pessoas a mudarem suas vidas e conquistarem seus objetivos.

Mas, queríamos algo diferente, que tivesse nossa marca. Sem tabus ou aquela forma desumana de tratar aqueles que precisam de ajuda. Por isso conseguimos uma identidade diferente daqueles Coaches que cada vez mais são ridicularizados por fazerem algo comum, sem expressão e muitas vezes sem empatia.

Dotados de currículos bem trabalhos, com experiência tanto empresarial, quanto no âmbito pessoal, na filosofia e gestão de projetos criamos uma forma divertida, descontraída e sem neuras para ajudar você a se conhecer e alcançar os seus objetivos.

E, hoje, seguindo essa linha de raciocínio, estamos colocando um pouco mais dessa identidade aqui, nos textos e outros conteúdos.

Somos apaixonados por séries, livros, músicas e tudo quanto é “entretenimento pop” que mostram história, sociedade, filosofia e afins. E, também acreditamos muito que em todas as experiências de nossas vidas, ou mesmo aquelas que não são nossas, trazem uma lição.

Então, começamos agora o nosso primeiro artigo sobre lições de vidas com a série Vikings do History Channel. Espero que goste!

O viking Ragnar Lothbrok

Um fazendeiro que teve uma ambição e escolheu seguir os seus sonhos e se tornou um Rei Viking.

Colecionou batalhas, conquistou, saqueou e expandiu seu território; além de fazer seu nome ser conhecido e temido por extensos reinos.

Pelo menos essa é a história que se conta na série do History Channel.

Há muitas histórias envolvendo um personagem real na cultura nórdica que tenha sido a inspiração para Ragnar.

Mas, na verdade não existem fatos de que Ragnar tenha realmente existido, é mais provável que teria sido criado com as junções de vários feitos de grandes Vikings.

De todo modo, a série conta a história de um personagem, que apesar de toda a matança, guerras e sangue, se tornou fonte de inspiração para vários fans no Brasil e no mundo.

Isso acontece pelo seu estilo, que diga-se de passagem tivemos vários homens imitando seu corte de cabelo. Mas, também, ao seu jeito de ser, um homem austero, sistemático e muito estratégico, que conseguiu mudar sua realidade a partir dos seus sonhos.

Ragnar, é um homem que tem uma ambição muito grande, mas ele consegue casar bem a ambição por posses materiais com a ambição de desenvolvimento intelectual e de personalidade.

É alias, uma maturidade muito grande de sua parte em se colocar em alguns confrontos diretos, as vezes até políticos, para mostrar seus pontos de vista.

Algumas dessas escolhas que Ragnar se propôs foram cruciais para tirá-lo de sua zona de conforto. Primeiro ele se propôs a crescer e depois ele colocou seus planos em ação no decorrer da série.

Essa figura enigmática será o centro de nossa análise aqui.

Vamos aprender um pouco mais sobre essas lições de vida e de comportamento que Ragnar e os Vikings nos traz?

Teremos vários posts com essa temática de lições de vida e, em cada post trataremos um tema para reflexão.

Sem mais delongas, vamos à primeira reflexão.

Tenha mais aliados do que inimigos

Uma das coisas que concentramos bastante em nossos treinamentos, na Hono’ss é o esforço em mostrar aos participantes o quanto nossas influências externas dominam nossa mentalidade.

Se você se cerca de pessoas que estão sempre reclamando da vida, que não mudam e preferem continuar fazendo as mesmas coisas, pode ter certeza que você tem um pouco disso também.

Na série, por mais que Ragnar queria mudanças, ele tinha muitas limitações, principalmente por estar rodeado por pessoas que não acreditavam nele.

Você influencia as pessoas ao seu redor, tanto quanto elas te influenciam. E, é preciso ter uma mente aguçada, perspicaz e curiosa para questionar o seu estado atual e se propôr a mudar.

Ao longo da série você vê que Ragnar era, basicamente, o único com essa curiosidade com relação a si mesmo e ao mundo. Até certo ponto seu irmão, Rollo, desenvolve essa ambição por poder também, mas é um desenvolvimento influenciado pelo irmão, Ragnar.

Tanto que em suas incursões, Ragnar, mantém prisioneiro um monge que o ajuda a entender melhor sobre o cristianismo. Logo neste momento é visível que Ragnar era o único Viking que queria mais entender do que julgar. E essa é talvez a melhor “ferramenta” que ele teve para construir uma mentalidade digna de um rei.

Logo no primeiro episódio, Ragnar mostra ao seu irmão uma ferramenta que o ajudará a navegar. Neste momento Rollo começa a acreditar em seus sonhos e se torna um importante aliado em suas batalhas.

(Des)Construa Você e Seja O Seu Caminho!

Essa oficina existe para ajudar pessoas que muitas vezes sentem-se perdidas e incomodadas com o que sentem e fazem, a mudarem percepções, significados emocionais e a dar os primeiros passos rumo a sua estratégia de mudança!

Os aliados na mudança

Toda mudança começa com um incomodo, seja pela forma como você vive ou mesmo algo que acontece repentinamente. Estas mudanças tiram o seu chão e cria uma vontade por fazer diferente. Mas, nada mudará se você não se movimentar pra isso.

Ragnar não queria aquela mesma vida de sempre, queria explorar, queria conhecer, ir além dos seus próprios limites. Mas, tinha um líder sem perspectiva, que influenciava os cidadãos a também fecharem os olhos para o futuro.

Essa vontade por mudança não pode ser negligenciada, ela precisa ser desenvolvida, caso contrário ela morre. E, por incrível que pareça ela pode morrer ainda mais rápido se você tiver com pessoas que não acreditam em você.

Não deixe se influenciar por aqueles que falam que não vai dar certo.

O que podemos aprender com Ragnar nesse ponto é que ele soube entender sua ambição. Além disso, ele soube conquistar aliados que acreditaram nele, mesmo quando tudo parecia perdido e isso faz toda a diferença.

As vezes, dentro da sua própria casa você vai encontrar pessoas que vão te incentivar a desistir.

Mas quando encontrar essas pessoas, não pense que estão fazendo você desistir por maldade. Muitas vezes, elas acreditam que estão fazendo um bem a você, tirando a possibilidade da sua desilusão caso não consiga.

Mas, esse é o momento de você se compreender. Entender suas motivações e se aquele plano é real ou apenas uma paixão momentânea de esforço desnecessário.

As pessoas ao seu lado farão uma grande diferença. Assim como num exército, cada um tem um ponto de vista e todos fazem parte da vitória.

Porém, é importante sabermos o motivo pelo qual lutamos. Só assim poderemos garantir se vencemos.

Planeje, trace a rota, seja “pé no chão”. As coisas podem não ser o que imagina 100% e, definitivamente, aprenda a conquistar os aliados para derrotar seus inimigos. Aliás, muitas vezes seu maior inimigo é você mesmo.

Fique esperto!

Wagner Souza

Apaixonado pelos significados da vida, encontrou na filosofia uma forma de ajudar aqueles que desejam ser pessoas melhores.

Iniciou sua carreira na área de Tecnologia e Inovação, mais tarde se tornou mentor em desenvolvimento de Negócios. Hoje é um Cientista do Comportamento e especialista em Gestão de Projetos, é experiente na aplicação de estratégias para o desenvolvimento da Inteligência Emocional e despertar da consciência.

Idealizador da Hono’ss. Já levou a Filosofia de Ressignificar para empreendimentos e vidas através de consultorias, oficinas e palestras ao longo do Sudeste e Sul do Brasil.

, , ,